sexta-feira, novembro 14, 2025
Desde 1876

Estação Preço de Fábrica é inaugurada em Belém durante a COP, fortalecendo a economia circular na Amazônia

A capital paraense acaba de ganhar um novo ponto para transformar resíduos em renda e impacto positivo. A iniciativa é do Grupo Boticário, em parceria com a startup Green Mining

O Grupo Boticário, em parceria com a startup Green Mining, inaugura nesta quarta-feira (12), a primeira Estação Preço de Fábrica do Pará, em Belém (PA), em um movimento estratégico que marca a COP 30 e reforça o compromisso da companhia com a economia circular na Amazônia. Instalada na Praça Princesa Isabel, ponto central de grande circulação que abriga o terminal hidroviário da cidade, a unidade chega com o objetivo de transformar resíduos em renda e impacto positivo, fortalecendo a cadeia local de reciclagem.

Mais do que um ponto de coleta, a Estação Preço de Fábrica representa uma oportunidade concreta de impulsionar a reciclagem na região, remunerando valores acima dos praticados pelo mercado tradicional para materiais como vidro, plástico e papel.

Com essa iniciativa, o Grupo Boticário amplia sua atuação em sustentabilidade e gera valor econômico e social, provando que a circularidade é um motor potente para o desenvolvimento sustentável.

A inauguração é realizada em parceria com a Prefeitura de Belém e conta também com o apoio estratégico do Electrolux Group, líder global em sustentabilidade, que amplia o escopo de coleta da estação para incluir eletrodomésticos, além dos recicláveis habituais e fortalecendo ainda mais a cadeia local de resíduos sólidos.

Para Luis Meyer, diretor de ESG do Grupo Boticário, o lançamento simboliza um avanço importante na atuação sustentável da companhia: “Lançar essa estação em Belém durante um evento tão importante como a COP 30 é uma ação estratégica para reforçar os compromissos socioambientais, buscando tanto minimizar os impactos ambientais quanto promover a geração de renda. Essa novidade, responde a um chamado urgente por soluções de reciclagem em uma região com desafios únicos. Convidamos toda a população de Belém a levar seus materiais recicláveis e potencializar esse movimento para construir um futuro mais sustentável, inclusivo e circular para todos”, destaca. 

“Fortalecer a cadeia da reciclagem levando dignidade para catadores autônomos, que antes eram invisíveis para a população, é nosso grande motivador para criar essa rede do bem inaugurada pelo Grupo Boticário, e que está aberta a qualquer empresa que queira participar. Este processo foi facilitado pela Lei de Incentivo à Reciclagem, que possibilita que 1% do Imposto de Renda das empresas de lucro real possa ajudar a espalhar mais e mais Estações pelo Brasil” explica Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining.

“Acreditamos que a sustentabilidade se constrói em rede, e isso passa por valorizar quem está na base da cadeia. Essa parceria é mais um passo para conectar propósito e prática, mostrando que é possível transformar a economia circular em oportunidade social”, destaca João Zeni, diretor de Sustentabilidade do Electrolux Group América Latina.

Compromisso ampliado na gestão dos resíduos sólidos pelo Grupo Boticário

O espaço que promove a logística reversa compra materiais recicláveis de pessoas que pretendem realizar o descarte consciente. Entre os recicláveis aceitos estão vidro, papelão, papel cartão, papel branco e plástico PET verde, transparente e azul (água mineral). Quem levar essas matérias-primas recebe dinheiro via PIX de acordo com o peso entregue.

Nesse sentido, a iniciativa traz impactos positivos tanto no âmbito ambiental quanto no social. Isso porque, além de incentivar o descarte consciente para os recicláveis, o projeto também promove um aumento na renda dos catadores de materiais recicláveis, que formam a maior parte do público participante da ação de logística reversa.

Como vender os recicláveis e realizar o descarte consciente?

Para participar, o primeiro passo é se cadastrar gratuitamente no aplicativo da Green Mining, disponível nas plataformas da App Store e Google Play. Na sequência, é necessário informar os recicláveis que irá levar até o ponto de coleta.

Na estação, os resíduos são pesados, e a pessoa recebe um comprovante. O sistema gera um recibo a cada entrega. Quando o saldo atingir R$ 10, o sistema depositará o valor na conta do usuário por PIX, às sextas-feiras.

Conheça o Boti Recicla, nosso programa de logística reversa

O Boti Recicla, programa pioneiro do grupo criado em 2006, é considerado o maior programa de logística reversa do setor de cosméticos no Brasil em pontos de coleta, com mais de 4.000 pontos em todo o país e aceita a devolução de embalagens vazias de qualquer marca. Além disso, os consumidores também podem devolver via Revendedores.
Os programas como um todo tem crescido continuamente, com um aumento de 85% em 2024 (vs 2023), beneficiando mais de 500 pessoas em cooperativas parceiras.

Essas são algumas das ações que contribuem para o avanço das metas dos Compromissos para o Futuro, firmados pelo Grupo Boticário, que incluem frentes como mudanças climáticas e gestão de resíduos — entre elas, reduzir em 15% a intensidade de resíduos por unidade vendida e destinar à reciclagem o equivalente a 45% das embalagens geradas no ano até 2030. 

Sobre  Grupo Boticário

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, TRUSS, Au.migos Pets e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz e GAVB. São mais de 21 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em mais de 1,7 mil cidades brasileiras. 

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada em fazer o certo, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.  

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 130 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores.  A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.



300 x 100 - BLACK

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,209FansLike
3,587FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
320 x 320 - BLACK
Webbanner_320x320px

Mais recentes