quinta-feira, dezembro 11, 2025
Desde 1876

Combate ao furto de energia: operação autua mercado por suspeita de fraude no bairro da Sacramenta

Energia desviada daria para abastecer cerca de 100 casas durante um mês.

Uma operação de combate ao furto de energia elétrica da Policia Civil, Polícia Científica, em parceria com a Equatorial Pará, autuou, nesta terça-feira, 9, um mercado no bairro da Sacramenta, em Belém, por suspeita de fraude no consumo de energia. O responsável pelo local foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.

Durante as inspeções, os peritos e agentes identificaram irregularidades graves no medidor de energia. Segundo o levantamento técnico realizado após a ação, os desvios nesse imóvel somavam quase 28 mil quilowatts-hora (kWh). Para dimensionar o impacto desse volume, essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer, por exemplo, cerca de 100 residências de consumo médio durante um mês inteiro.

As autoridades reforçam que o furto de energia elétrica é uma prática ilegal e perigosa, com risco de provocar acidentes graves e fatais. A conduta é tipificada como crime no Código Penal Brasileiro, enquadrada no artigo 155 que equipara a energia elétrica a “coisa móvel” para fins de furto, prevendo penas de reclusão e multa.

A Equatorial Pará mantém canais permanentes para que a população possa auxiliar no combate a esse tipo de crime. As denúncias de fraudes e ligações clandestinas podem ser feitas de forma anônima e segura. Os clientes podem utilizar a Central de Atendimento pelo número 0800 091 0196, acessar o site oficial da distribuidora ou utilizar o aplicativo da empresa para smartphones. A colaboração da comunidade é essencial para manter a regularidade e a eficiência do sistema elétrico no estado.

avistao 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,265FansLike
3,556FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
avistao 320x320
Webbanner_320x320px

Mais recentes