domingo, janeiro 11, 2026
Desde 1876

Investimentos do Governo do Pará transformam a rede de saúde em Belém

Ao longo dos últimos anos, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), vem investindo continuamente em obras estruturantes, que transformaram a rede pública de saúde em Belém. As ações envolvem a construção de novas unidades, ampliação e modernização de hospitais, entrega de serviços especializados e reforço da capacidade assistencial, garantindo mais acesso, resolutividade e qualidade no atendimento à população da capital e demais municípios da Região Metropolitana.

Um dos principais marcos desse processo foi a entrega do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em 2019, no Distrito de Icoaraci. A unidade consolidou-se como referência estadual para atendimentos de urgência e emergência, além de especialidades como ortopedia, pediatria e obstetrícia, ampliando significativamente a capacidade da rede hospitalar na capital paraense. O impacto desses investimentos é constatado diretamente pelos usuários.

Ana Luísa, 18 anos, paciente renal crônica, acompanhada da mãe, a aposentada Míria Mescouto, 61 anos, destaca a segurança e o acolhimento recebidos na unidade. “Sou paciente renal crônica e morava em Brasília (DF) com a minha mãe. Uma das minhas maiores preocupações ao vir para Belém era saber se encontraria um hospital para dar continuidade ao meu tratamento. Foi então que recebi esse presente, o Hospital Dr. Abelardo Santos. Aqui fui acolhida, e hoje realizo diálise peritoneal, com todos os equipamentos e insumos custeados pela unidade. Só tenho a agradecer pelo cuidado e pelo tratamento que recebo”, conta a usuária.

Policlínica é referência – Em 2020, o governo do Estado entregou a Policlínica Metropolitana, instalada no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A unidade ambulatorial conta com 52 consultórios, dez salas de recepção e capacidade para atender simultaneamente cerca de 350 pessoas.

Com mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, além da oferta de exames e procedimentos ambulatoriais, a Policlínica tornou-se referência no diagnóstico rápido e no cuidado integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No período em que Belém celebra seus 410 anos de fundação, a unidade completa seis anos de funcionamento, com um papel estratégico na rede de saúde estadual.

O fortalecimento da assistência especializada também avançou em 2021, com a entrega do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea). Em 2023, Belém passou a contar com o Centro de Terapia Especializada em Autismo (Cetea), que atende até 300 usuários e abriga o primeiro Laboratório de Formação Profissional em Práticas com Evidências Científicas para o Autismo do Brasil.

Pronto-Socorro estadual – Outro importante reforço na capital foi a entrega do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, em 2024, localizado na Avenida Augusto Montenegro. A unidade ampliou de forma significativa a capacidade de atendimento emergencial em Belém, funcionando no modelo porta-aberta 24 horas, com UTIs Pediátrica e Adulta. Desde a entrega, o Pronto-Socorro já realizou mais de 103 mil atendimentos de urgência e emergência, beneficiando crianças e adultos, consolidando-se como referência no atendimento aos casos de maior gravidade.

Para o diretor-geral da unidade, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros, os números refletem o compromisso da equipe e a importância estratégica da unidade. “Cada atendimento e cada procedimento prestado à população de Belém, e da Região Metropolitana, destacam o compromisso da nossa equipe em oferecer assistência de qualidade, com agilidade, acolhimento humanizado e eficiência na resolução das demandas de saúde. Com a abertura do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, em uma região estratégica, Belém ganhou um verdadeiro presente, com serviços de excelência no suporte às urgências e emergências clínicas, exames que agilizam diagnósticos, procedimentos cirúrgicos modernos e uma equipe multiprofissional altamente qualificada”, destaca o diretor-geral.

A qualidade do atendimento também é reconhecida por usuários da unidade. Moradora de Ananindeua, município da Região Metropolitana, Sabrina de Oliveira Cabral acompanha o filho, Ícaro Fabrício Cabral, que está há 14 dias na Unidade de Internação Pediátrica, em tratamento de encefalite viral.

“Estamos sendo muito bem atendidos. Estou gostando bastante do Hospital. Destaco o apartamento, que é excelente, a limpeza, a organização e o cuidado dos profissionais com o meu filho. Todos são muito atenciosos, e tudo está funcionando direitinho. Esse Hospital é muito importante para nós, da Região Metropolitana de Belém”, atesta Sabrina.

Outro paciente atendido no PSRM é Josué Monteiro Pantoja, 61 anos, morador do Bairro da Cremação, em Belém. Em tratamento renal dialítico, ele está internado desde 18 de dezembro de 2025. “Estou gostando muito deste Hospital. Todos aqui me tratam muito bem. O apartamento é excelente. Já falei para minha filha que nem o melhor plano de saúde tem um quarto como esse. A estrutura é muito boa, e os profissionais são sempre atenciosos. Entram com bom humor e me tratam bem. Ninguém quer ficar em hospital. A casa da gente é melhor, mas este é o melhor hospital por onde já passei”, afirma Josué.

Centro de Cuidados Paliativos garante atendimento a pacientes com doenças graves
Centro de Cuidados Paliativos garante atendimento a pacientes com doenças graves

Mais serviços – Ainda em 2024, novos serviços essenciais foram incorporados à rede estadual, como o Centro de Cuidados Paliativos do Hospital Ophir Loyola, uma unidade própria voltada ao atendimento humanizado de pacientes com doenças graves em estágio avançado.

No mesmo ano foi entregue o novo Ambulatório Médico do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em prédio independente, ampliando o número de consultas, reduzindo o tempo de espera e proporcionando mais conforto aos usuários e profissionais.

Atenção à saúde da mulher – Já em 2025, Belém recebeu o Hospital da Mulher do Pará, entregue em 8 de março. A unidade possui 11 pavimentos e 120 leitos, sendo 100 de internação e 20 de UTI, resultado de um investimento superior a R$ 155 milhões, fortalecendo a assistência à saúde feminina no município.

A diretora-geral do Hospital da Mulher, Nelma Machado, destaca a importância da unidade para a população. “Belém faz aniversário e, junto com ela, celebramos o cuidado, a força e a dedicação que existem dentro do Hospital da Mulher. Mais de 50% dos atendimentos são dedicados às mulheres belenenses, com mais de 2.400 cirurgias realizadas e mais de 49 mil atendimentos ambulatoriais, reforçando a importância desse hospital para o município”, ressalta.

Acesso garantido – Para a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz, os investimentos refletem o compromisso permanente do Governo do Pará com Belém. “A capital concentra uma demanda expressiva de atendimentos e, por isso, o governo do Estado, por meio da Sespa, tem realizado investimentos contínuos para ampliar serviços, modernizar unidades e garantir mais acesso à saúde pública. São ações estruturantes que fortalecem a rede e impactam diretamente na qualidade do atendimento oferecido à população”, garante a secretária.

O conjunto de obras e serviços executados pelo Governo consolida Belém como um dos principais polos de saúde do Pará, garantindo assistência cada vez mais qualificada, humanizada e integrada à população.

Fonte e imagens: Agência Pará de Notícias

banner 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,555FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner 320x320
volta as aulas - 320x320px

Mais recentes