segunda-feira, janeiro 19, 2026
Desde 1876

UsiPaz da Cabanagem e do Guamá celebram aniversário com redução histórica na criminalidade

Integração entre serviços públicos e segurança garante queda de até 65% em crimes violentos e soma mais de 2,4 milhões de atendimentos nos dois bairros

Por Matheus Rocha (SEAC)

As Usinas da Paz instaladas nos bairros da Cabanagem e do Guamá, em Belém, vêm consolidando resultados positivos ao unir a oferta de serviços gratuitos à população e ações integradas de prevenção. Os reflexos desse trabalho podem ser observados tanto na geração de oportunidades para os moradores quanto na redução de indicadores de criminalidade nos dois bairros.

Inauguradas pelo governo do Pará em 12 de janeiro dos anos de 2022 e 2023, respectivamente, as Usinas da Paz da Cabanagem e do Guamá ofertam mais de 70 serviços em um único espaço, abrangendo áreas como saúde, educação, qualificação profissional, assistência social, cidadania, cultura, esporte e lazer. Juntas, as duas unidades já ultrapassaram a marca de 2,4 milhões de atendimentos, contribuindo para a transformação da realidade de milhares de pessoas.

Moradora da Cabanagem, a esteticista Thais Lopes conta que, por meio dos cursos oferecidos na Usina da Paz, desenvolveu novas técnicas e encontrou uma fonte de renda como designer de sobrancelhas. “Sempre tive vontade de exercer essa função e, graças à Usina da Paz, hoje trabalho para mim mesma, tenho várias clientes e consigo garantir uma renda extra”, disse.

As piscinas das UsiPaz são espaços de lazer, diversão e também de exercícios físicos para adultos, jovens e crianças
As piscinas das UsiPaz são espaços de lazer, diversão e também de exercícios físicos para adultos, jovens e crianças

Segurança
No campo da segurança pública, dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apontam que a integração entre ações preventivas e a presença permanente dos serviços nas comunidades têm contribuído para a redução de ocorrências.

No comparativo entre os anos de 2022 e 2025, o bairro da Cabanagem apresentou redução de mais de 45% nos casos de roubo e de 28% nos registros de violência doméstica. Já no Guamá, entre 2023 e 2025, os números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) tiveram redução de 65%, enquanto os registros de roubo caíram aproximadamente 28%.

“Os resultados confirmam que a integração entre ações preventivas e a presença permanente do Estado fortalecem a segurança e reduzem a criminalidade. Esse trabalho contínuo reflete diretamente na melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ed-lin Anselmo, destacando que os avanços são reflexo do trabalho integrado das forças de segurança e da presença constante do Estado nas comunidades.

Integração e cidadania
Para a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, os resultados alcançados nos bairros refletem a proposta central das Usinas da Paz de atuar de forma preventiva e integrada. “Quando o Estado chega com serviços, oportunidades e acolhimento, ele muda realidades. As Usinas da Paz fortalecem vínculos, ampliam direitos e criam novas perspectivas para pessoas de todas as idades, o que impacta diretamente na redução da violência e na melhoria da qualidade de vida das comunidades”, destacou.

A moradora do Guamá, Rose Couto, destaca que a ampla oferta de serviços e oportunidades de educação e qualificação profissional é um dos principais fatores para os resultados alcançados. “A Usina da Paz é muito importante para a nossa comunidade. A população do Guamá é muito grande, e a Usina veio para agregar muitas coisas boas, desde serviços de saúde até oportunidades de aprendizado para a comunidade”, afirmou.

Além do impacto nos indicadores, as unidades se consolidaram como pontos de referência nos bairros, com a oferta de atividades, cursos e atendimentos que contribuem para ocupar o tempo livre de crianças e adolescentes, capacitar adultos, apoiar famílias e estimular caminhos de formação e geração de renda. A proposta é reduzir fatores de risco associados à violência, fortalecer vínculos comunitários e ampliar a proteção social, levando serviços gratuitos a quem mais precisa.

Serviço:
A Usina da Paz Cabanagem fica localizada na av. Damasco, nº 37. Já a UsiPaz Guamá está localizada na avenida Bernardo Sayão, nº 4783, ambas em Belém. Os espaços funcionam de segunda a sexta, das 8 às 22h, e aos fins de semana, de acordo com as programações pré-estabelecidas e/ou demandas da comunidade. A programação completa de cursos e atividades pode ser consultada presencialmente nos complexos ou por meio do Instagram oficial: @usinasdapaz.

Foto: Bruno Cecim / Ag. Pará

banner 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,556FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner 320x320
Prorefis_2025_320x320px

Mais recentes