Programação inicia às 14h com discussões sobre o cenário atual e os preparativos para a XII Semana do Quadrinho.
A Fundação Cultural do Pará (FCP) celebra, nesta sexta-feira (30), o Dia do Quadrinho Nacional com uma programação que une o resgate histórico à prática criativa. As atividades ocorrem na Biblioteca Pública Arthur Vianna, começando às 14h com o “Clube HQ: Criando histórias e personagens”, onde os participantes são instigados a desenvolver heróis e narrativas com elementos da identidade regional.
Conexão Amazônica e spoilers de abril Às 17h, o Auditório Aloysio Chaves recebe uma roda de conversa estratégica. Além de relembrar o início do movimento em Belém, em 1992, o debate antecipa os preparativos para a XII Semana do Quadrinho Nacional, que ocorrerá em abril. O diferencial deste ano é o alinhamento com o Circuito Amazônico, conectando Belém a Manaus, Boa Vista, Macapá, Palmas e até Maripasoula, na Guiana Francesa.
“Vamos resgatar esse histórico e compartilhar o que já temos planejado para o Circuito”, explica Andrei Miralha, coordenador de oficinas do Curro Velho. O debate contará com nomes de peso da cena local, como a artivista TΔI, os quadrinistas Léo Dressant e Mandy Modesto (coletivo Kitnet), além de representantes do Sesc e da própria FCP.
Inclusão Social e Formação
A programação também cumpre um importante papel social ao receber moradores atendidos pela Usina da Paz Jurunas/Condor. Para Suzana Tota, coordenadora das bibliotecas das UsiPaz, a visita guiada e as oficinas são ferramentas de cidadania. “É uma oportunidade para estimular a leitura e a linguagem dos quadrinhos como instrumento de educação e criatividade”, afirma.

Foto: Arquivo
Serviço
Data: Sexta-feira, 30 de janeiro
Horário: de 14h às 19h
Local: Biblioteca Pública Arthur Vianna (3º andar do Centur)
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650)
Entrada gratuita










