A ação visa a manutenção dos avanços históricos na segurança pública do Pará e capital
Por André Macedo (SEGUP)
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em conjunto com órgãos do Sistema de Segurança Pública estadual e municipal deflagrou, neste sábado (21), a operação “Belém Segura” com objetivo de reforçar a presença das forças de segurança em bairros de Belém para coibir a prática criminosa. Foram intensificadas as ações de fiscalizações de estabelecimentos, poluição sonora, trânsito e repressão à crimes patrimoniais.

A ação integrada visa a manutenção dos avanços históricos na segurança pública do Pará e capital. Para isso, o Sistema de Segurança Pública (SIEDS) vem realizando a vigilância constante para que o sentimento de segurança da população acompanhe os números estatísticos, afirma o titular da Segup, Ed-lin Anselmo.
“A Operação Belém Segura é um compromisso contínuo do governo do Pará em manter a segurança e a ordem na capital. Nosso objetivo é manter a tendência de queda nos índices e garantir que Belém continue sendo uma cidade segura para seus moradores e visitantes. Para isso, estamos reforçando as ações de prevenção e repressão ao crime, com foco nas áreas sensíveis”, afirmou.
Ações integradas – Com foco principal em crimes violentos letais intencionais – CVLIs, além de feminicídios, furtos, roubos, poluição sonora, perturbação do sossego, dentre outras condutas ilícitas, as forças de segurança destacaram a fiscalização de bares, restaurantes, veículos com sons automotivos, motocicletas adulteradas, festas sem autorização e, a partir daí, atuar preventiva ou repressivamente quando necessário.

Na supervisão da operação pela Segup, o tenente-coronel Paulo Dyeison destacou as ações desenvolvidas.
“O principal objetivo é a prevenção de crimes e a garantia da segurança pública, por meio de abordagens, revistas e orientações à população. Mesmo em estabelecimentos sem licença, são realizadas orientações e notificações aos órgãos competentes. O foco é a redução dos índices de criminalidade, incluindo roubos, furtos, veículos em situação irregular e outras ações que contribuem para a insegurança”, assinalou.
A Polícia Militar atuou com policiamento ostensivo nas modalidades a pé, a cavalo e motorizado nos bairros do Marco, Sacramenta e Pedreira, posicionando suas tropas especializadas e ordinárias.

O comandante do 1° batalhão da Polícia Militar (1° BPM), tenente-coronel Diego Freitas, destacou o empenho da corporação juntamente com outros órgãos.
“As ações serão realizadas por meio de bloqueios, policiamento ostensivo, patrulhamento embarcado, de motocicletas e patrulhas. O policiamento contará com o apoio de outras instituições, como a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, através de seus diferentes órgãos. A atuação conjunta dessas instituições visa estabelecer maior segurança e fortalecer a segurança pública em nosso estado”, disse.

A Polícia Civil reforçou a 1ª Seccional Urbana da Sacramenta, para atendimento das ocorrências gerais e a Delegacia Especializada de Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA), para atendimento das ocorrências de poluição sonora, além da Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA), para atendimento de ocorrências que envolvam adolescentes, durante o curso da operação.
O delegado Fabrycio Andrade, da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA), explicou os principais pontos observados pela Polícia Civil.
“A Polícia Civil atuará por meio da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis, com foco na verificação do licenciamento de estabelecimentos como bares, restaurantes, casas noturnas e similares. Adicionalmente, a Diretoria verificará a presença de menores de idade em situação irregular. As equipes policiais também atuarão na fiscalização desses estabelecimentos, com o objetivo de coibir o tráfico de drogas, além de investigar denúncias que possam auxiliar nas diligências”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros irá compor a operação com equipe para vistoria técnica nos bares, restaurantes, casas de shows e similares verificando a documentação necessária para funcionamento.
A Polícia Científica reforçará as atividades técnicas de perícias de natureza criminal, identificação veicular, constatação de drogas ilícitas, além de exames em locais de crimes, poluição sonora com designação de equipe de peritos e sonômetro, para aferição de níveis de ruído.

Atuando com barreiras de fiscalização, o Departamento de Trânsito (Detran), a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel), Guarda Municipal com apoio da PM farão o ordenamento do trânsito, bloqueios, desvios de fluxo, a fim de evitar engarrafamentos e previnir acidentes e práticas de infrações de trânsito.







