sexta-feira, março 20, 2026
Desde 1876

Hemopa mobiliza recrutas da Marinha em campanha de doação no bairro de Val-de-Cans, em Belém

Campanha com mais de 180 voluntários pode viabilizar até 720 transfusões e fortalece os estoques de sangue no Estado

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou, nesta sexta-feira (20), uma campanha de doação de sangue em parceria com a Escola de Formação de Reservistas Navais (EFRN), no bairro de Val-de-Cans, em Belém. A ação mobilizou recrutas da Marinha do Brasil e teve como foco incentivar a participação de novos doadores e reforçar os estoques de sangue da hemorrede estadual.

A campanha contou com estrutura montada dentro da unidade, com sala adaptada para triagem e coleta, além do apoio de um trailer do Hemopa, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo mais agilidade e conforto aos voluntários.

Capitão Coelho – Marinha do Brasil: campanha incentiva recrutas a se tornarem doadores regulares
Capitão Coelho – Marinha do Brasil: campanha incentiva recrutas a se tornarem doadores regulares

De acordo com o Capitão Coelho, a iniciativa também faz parte do processo de formação dos novos militares. “A Marinha do Brasil, por meio do 4º Distrito Naval e do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, promove essa campanha de doação de sangue em parceria com o Hemopa durante a fase inicial de formação dos recrutas. A ação contribui para o fortalecimento dos estoques e também incentiva os novos marinheiros a se tornarem doadores regulares”, destacou.

Vanessa Pimentel – assistente social do Hemopa: ação fortalece estoques e forma novos doadores
Vanessa Pimentel – assistente social do Hemopa: ação fortalece estoques e forma novos doadores

A ação também tem papel estratégico na formação de novos doadores, especialmente entre jovens que vivenciam a experiência pela primeira vez. “Essa campanha é muito importante porque, além de fortalecer os estoques de sangue, também contribui para a formação de novos doadores. Muitos recrutas estão fazendo sua primeira doação, já vivenciando na prática o significado desse gesto para a preservação da vida. Tivemos mais de 180 voluntários atendidos, e esse quantitativo de bolsas vai ajudar a garantir o atendimento de centenas de pacientes, já que cada doação pode beneficiar até quatro pessoas”, ressaltou Vanessa Pimentel, assistente social da Gerência de Captação do Hemopa.

Entre os participantes, o recruta Sereni destacou o sentimento de contribuir com a sociedade. “Participar dessa campanha é uma forma de servir à sociedade além das nossas atividades na Marinha. Doar sangue é um gesto simples, mas que pode salvar muitas vidas. Fica o incentivo para que mais recrutas e reservistas abracem essa cultura de doação”, afirmou.

Recruta Sereni – doador: doar sangue é um gesto simples que salva vidas
Recruta Sereni – doador: doar sangue é um gesto simples que salva vidas

A iniciativa reforça a importância da doação voluntária e regular de sangue, essencial para garantir o atendimento de pacientes em casos de urgência, cirurgias, tratamentos de doenças crônicas e outras demandas da rede hospitalar.

Serviço – Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores com autorização dos responsáveis), pesar acima de 50 kg e apresentar documento oficial com foto.

Fonte: Agência Pará

banner liquida avistao - 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,546FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner liquida avistao - 320x320
UsiPazIcoaraci_WebBanner_320x320px

Mais recentes