quinta-feira, maio 28, 2026
Desde 1876

Arte paraense em foco: Sesc Ver-o-Peso abre exposição gratuita sobre memória, território e identidade

Mostra “O Lugar e o Não-Lugar” reúne obras das artistas Luciana Lemos e Sílvia Helena Cardoso dentro do projeto Curto-Circuito

O Sesc no Pará apresenta a exposição “O Lugar e o Não-Lugar”, com obras das artistas paraenses Luciana Lemos e Sílvia Helena Cardoso. A mostra integra o projeto Curto-Circuito e ficará em cartaz até 30 de agosto, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso. A abertura está marcada para esta sexta-feira (29), às 19h.

Com entrada gratuita e classificação livre, a exposição propõe ao público uma reflexão sobre as relações entre memória, território, deslocamento e pertencimento. A partir de diferentes linguagens visuais, as artistas constroem narrativas que atravessam a experiência contemporânea, explorando os limites entre presença e ausência, permanência e transformação.

CURTO-CIRCUITO

A iniciativa faz parte do projeto Curto-Circuito, desenvolvido pelo Sesc no Pará com o objetivo de fomentar e dar visibilidade à produção artística paraense, especialmente de criadores atuantes no interior do estado. A proposta busca incentivar a circulação de pensamentos, práticas e experiências ligadas aos territórios amazônicos, promovendo o diálogo entre artistas, público e sociedade.

TEMÁTICA

Nesta edição, a curadoria destaca o trabalho de artistas mulheres que investigam, sob uma perspectiva sensível, as dimensões simbólicas e materiais dos espaços que habitam. Na exposição, a fotógrafa e pesquisadora Sílvia Helena apresenta registros que dialogam com a paisagem e a memória de Serra Pelada, enquanto Luciana Lemos explora, em instalações e objetos, questões ligadas ao pertencimento, às vivências cotidianas e às construções afetivas do território.

Ao reunir essas produções, “O Lugar e o Não-Lugar” convida o público a refletir sobre os espaços físicos e imaginários que moldam identidades, evocando tanto aquilo que permanece quanto o que se transforma ou desaparece ao longo do tempo.

A exposição conta com recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição das obras, ampliando o acesso e a fruição por diferentes públicos. Ela circulará em três cidades onde o Sesc está presente: Belém, Castanhal e Marabá.

SERVIÇO

Exposição: O Lugar e o Não-Lugar (Projeto Curto-Circuito)
Artistas: Luciana Lemos e Sílvia Helena Cardoso
Abertura: 29 de maio de 2026, às 19h
Visitação: 29 de maio a 30 de agosto de 2026
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 09h às 13h
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Local: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Galeria 2 no 2º andar)

Endereço: Boulevard Castilhos França, 522 e 523, Campina

WEB-BANNERS-POSTÃO_BANNER-BiLLBOARD-300X100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,536FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
Recuperação de Credito 320-x-320
sos-mulher-320x320

Mais recentes