Pesquisadores anunciaram a descoberta, em Jerusalém, de um selo de argila com o nome “Yeda‛yah, filho de Asayahu”, que pode ter ligação com um alto funcionário do rei Josias de Judá, citado na Bíblia. O artefato foi achado pelo arqueólogo Mordechai Ehrlich há algumas semanas, durante peneiração no Monte do Templo.
O objeto, que pode ter aproximadamente 2.600 anos, está excepcionalmente preservado e traz letras hebraicas antigas e uma impressão nítida. Marcas no verso indicam que o lacre fechava bolsas ou recipientes, possivelmente ligados ao tesouro real ou ao Templo. A análise aponta que ele data do fim do período do Primeiro Templo, entre os séculos VII e VI a.C.
– A inscrição diz: “Pertencente a Yeda‛yah, filho de Asayahu” – informaram os epigrafistas Anat Mendel-Geberovich e Zachi Dvira, que decifraram o texto.
Asayahu é citado na Bíblia como “servo do rei” Josias, enviado para consultar a profetisa Hulda após a descoberta de um rolo sagrado no Templo. Pesquisadores consideram plausível que o selo pertença ao filho desse oficial, também ligado à administração do reino.
Objetos semelhantes já foram encontrados no local, como uma bula com o nome de [He]zelyahu, filho de Immer, outro responsável pelo tesouro do Templo. Poucas décadas após o período descrito, Jerusalém foi destruída por Nabucodonosor, e muitos funcionários foram mortos ou levados ao exílio.
O trabalho de escavação é feito pela Temple Mount Sifting Project que fez questão de contar a descoberta em seu site oficial e divulgar algumas fotos.
Fonte e imagem: Portal Pleno.News