sexta-feira, novembro 21, 2025
Desde 1876

Apesar do incidente, Blue Zone deve ser reaberta ao público ainda hoje

Um princípio de incêndio registrado por volta das 14h desta quinta-feira, 20, na Blue Zone da COP30, mobilizou rapidamente equipes do Corpo de Bombeiros, da organização do evento e da Prefeitura de Belém (Defesa Civil Municipal), resultando na evacuação preventiva da área de negociações da conferência. Não houve registro de vítimas, porém, algumas pessoas foram atendidas por inalação de fumaça. A situação foi contida em poucos minutos, segundo relatos das equipes de intervenção.

O governador Helder Barbalho (MDB) ressaltou, em pronunciamento, que “a segurança foi prioridade” e que o Governo do Pará atuou de forma integrada com a organização da ONU e as forças de segurança para proteger participantes e público local. Barbalho afirmou ainda que haverá inspeções técnicas para perícia e avaliação de danos. A ala onde se registrou o incêndio ficou completamente destruída, porém, não deve prejudicar o andamento das negociações que podem se encerrar nessa sexta-feira, 21, data de encerramento da COP30.

Por sua vez, o prefeito de Belém, Igor Normando, afirmou que a Prefeitura deu todo o apoio necessário à operação de emergência e tentou acalmar os ânimos.

“A COP30 continua e Belém vai continuar voando e sendo exemplo para todo mundo”, disse o prefeito em nota divulgada nas redes oficiais do município. Normando também informou que equipes municipais seguirão dando suporte às áreas afetadas.

Moradores e comerciantes próximos ao Parque da Cidade relataram apreensão com a correria no momento do princípio de incêndio, mas também elogiaram a rapidez da resposta das equipes. A organização da COP e os órgãos de segurança prometem divulgar nos próximos dias um relatório com a causa técnica do incêndio e eventuais medidas de reparo nos estandes afetados.

As informações da ONU, organizadora da COP30, dão conta de que a Blue Zone, que agora está sob gerência do governo brasileiro, deve ser reaberta ao público ainda hoje, por volta das 20h, mas não há informações como será o funcionamento nessa sexta-feira, 21, data de encerramento do evento, cujas negociações podem se estender até o sábado ou domingo, fato comum nas COPs realizadas em anos anteriores.

GREEN ZONE

Em função do ocorrido na tarde de hoje, a reportagem constatou grande engarrafamento nas ruas e avenidas do entorno do Parque da Cidade. Inclusive, centenas de pessoas que estavam na Green Zone, local aberto ao público independente de credenciais, começaram a deixar o local depois da evacuação da Blue Zone por causa do incêndio.

Entretanto, o prefeito de Santo Antônio do Tauá, Rodrigo Amorim, informou à reportagem que os estandes dos municípios continuou funcionando normalmente na área da Green Zone. Ele também disse esperar que o fato não seja usado por grupos de oposição para macular as imagens do Brasil, do Pará e de Belém e ressaltou que este é um evento único que só tem a dar orgulho a todos nós pela organização.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, inclusive, disse que incêndio ocorre a qualquer hora e em qualquer lugar e que o ocorrido na Blue Zone foi uma intercorrência imediatamente resolvida; que as pessoas foram retiradas do local por segurança.

Por ROBERTO BARBOSA/Jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ/Imagens: Agências, redes sociais e Nazaré Sarmento

300 x 100 - BLACK

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,283FansLike
3,577FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
320 x 320 - BLACK
Webbanner_320x320px

Mais recentes