domingo, fevereiro 15, 2026
Desde 1876

Arquidiocese de Belém anuncia transferências de padres e diáconos para 2026

A Arquidiocese de Belém anunciou oficialmente as nomeações e transferências de padres e diácono que passarão a atuar em diferentes paróquias, santuários e áreas missionárias a partir de 2026. As decisões pastorais foram comunicadas ainda durante as celebrações da Festa da Sagrada Família. Agora, as transferências começam a ser postas em prática, já no novo tempo litúrgico da quaresma que começa na Quarta-Feira de Cinzas, 18.

O comunicado foi feito pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Julio Endi Akamine, que destacou que as mudanças fazem parte do planejamento pastoral da Igreja na capital e região metropolitana. Segundo a Arquidiocese, as datas de posse dos novos párocos e de apresentação dos vigários paroquiais ainda serão divulgadas oficialmente.

De acordo com a Cúria Metropolitana, as transferências e nomeações têm como objetivo fortalecer a ação evangelizadora, reorganizar a dinâmica paroquial e ampliar o atendimento às comunidades, respeitando as necessidades específicas de cada Região Episcopal.

Confira as nomeações e transferências

Entre as mudanças anunciadas está a transferência do diácono Rogério Augusto Quaresma Chagas para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Benevides, na Região Episcopal Nossa Senhora do Ó.

O padre Breno Assis Gomes assume como pároco da Paróquia Santa Madre Teresa de Calcutá, em Belém, na Região Episcopal São João Batista.

Já o padre Henrique de Brito Alves deixa a Paróquia Menino Jesus, em Santa Bárbara do Pará, e passa a atuar como vigário paroquial da Paróquia Transfiguração do Senhor, em Ananindeua, na Região Episcopal São Vicente de Paulo.

O padre João Vinicius Fonseca de Araújo assume o ofício de vigário paroquial da Paróquia Bom Pastor, em Marituba, na Região Episcopal Menino Deus.

O padre Jorsivaldo Silva da Costa foi transferido do Santuário Santa Rita de Cássia, em Belém, para assumir como moderador da Área Missionária do Espírito Santo, também na capital, na Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus.

O padre Leonardo Antunes Vieira passa a exercer a função de vigário paroquial da Paróquia São Pio X, em Ananindeua.

O padre Lucivaldo Corrêa da Silva assume como pároco da Paróquia São Clemente, em Belém.

O padre Marcílio Cézar Silva de Almeida deixa a Área Missionária São João Bosco, em Belém, para assumir o ofício de pároco da Paróquia São Benedito, também na capital.

O padre Paulo João Fernandes Ribeiro foi transferido da Paróquia Santa Madre Teresa de Calcutá e assume como pároco da Paróquia Bom Pastor, em Marituba.

O padre Valdinei de Lima Silva passa a ser o novo pároco da Paróquia Menino Jesus, em Santa Bárbara do Pará.

O padre Wesley Rayol da Silva assume como vigário paroquial do Santuário Santa Rita de Cássia, em Belém.

E o padre Wudson Sérgio dos Santos Gonzaga assume o ofício de vigário paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo, em Ananindeua.

PLANEJAMENTO PASTORAL

As mudanças reforçam a dinâmica de renovação e organização pastoral da Arquidiocese, especialmente nas áreas de maior crescimento populacional da Região Metropolitana de Belém. A expectativa é que as novas designações fortaleçam a presença da Igreja junto às comunidades, ampliando ações pastorais, sociais e missionárias.

A Arquidiocese informou que novas orientações sobre as cerimônias de posse serão divulgadas nos próximos dias por meio dos canais oficiais da Igreja.

Da Redação do Jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ/Imagem: Fundação Nazaré de Comunicação

banner 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,550FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner 320x320
GovPa_Balanço25_WebBanner_320x320px

Mais recentes