segunda-feira, fevereiro 16, 2026
Desde 1876

Curuçá conta com reforço no efetivo de segurança para o desfile do ‘Pretinhos do Mangue’

A operação integrada, coordenada pela Segup, mobiliza mais de 280 agentes, de vários órgãos estaduais e municipais

Por Walena Lopes (SEGUP)

Mais de 280 agentes reforçaram o policiamento no município de Curuçá, a mais de 135 quilômetros de Belém, onde a maior atração do Carnaval é o bloco Pretinhos do Mangue, que atrai centenas de brincantes, “vestidos” com uma fantasia original e sustentável: a lama dos manguezais. Um caranguejo, com cerca de um metro de altura e movimentos semelhantes ao do crustáceo, é outra atração da festa carnavalesca em Curuçá.

“Estamos aqui com reforço na Delegacia de Vigia, assim como o apoio da equipe do Core, que é a Coordenadoria de Operações de Recursos Especiais da Polícia Civil. É de extrema importância o aumento do efetivo policial pra garantir o atendimento da população, e também garantir a tranquilidade das pessoas que estão participando do Carnaval, para que durante as festividades tudo possa acontecer dentro da normalidade, tendo as equipes de segurança pública trabalhando juntas para proporcionar uma folia segura para todos”, disse o diretor da Delegacia de Vigia de Nazaré, Éverton Araújo.

Agentes orientam a população para prevenir casos de violência contra vulneráveis
Agentes orientam a população para prevenir casos de violência contra vulneráveis

Orientação – Equipes da Diretoria de Política Públicas e Prevenção Social, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), atuaram em campanhas de conscientização contra importunação sexual, e na orientação para prevenção de crimes contra pessoas LGBTQIA+. Os agentes de segurança também coibiram violência contra mulheres, crianças e adolescentes. 

As equipes distribuíram panfletos e adesivos, e informaram sobre canais de denúncia da área de segurança. O objetivo é fazer a população agir como parceira no enfrentamento aos crimes contra segmentos da população mais vulneráveis.

“Ressaltamos que as equipes de segurança estão distribuídas por todo o Estado para que a população possa ter um carnaval mais seguro e consciência. Para que a diversão seja garantida com tranquilidade e descanso aos que buscaram outras localidades para curtir o feriado”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Ed-Lin Anselmo.

Carnaval seguro – A operação integrada, executada pelo Sistema de Segurança, foi iniciada na última quinta-feira (12) e será encerrada no dia 8 de março, após o desfile das escolas de samba de Belém. Todas as ações desenvolvidas pelo policiamento ostensivo, a pé e motorizado, radiopatrulhamento, policiamento rodoviário nas estradas estaduais, policiamento fluvial e preservação do meio ambiente serão intensificadas durante o feriado prolongado. 

Mais de 4,8 mil agentes de segurança atuam de forma integrada, reforçando a segurança em mais de 70 localidades durante a Operação Carnaval 2026. O esforço concentrado conta a participação efetiva da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, Grupamento Fluvial (GFlu), Grupamento Aéreo (Graesp) – os dois últimos vinculados à Segup -, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Departamento de Trânsito (Detran) e agentes municipais.

banner 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,547FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner 320x320
GovPa_Balanço25_WebBanner_320x320px

Mais recentes