O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) reforçou as ações de educação para o trânsito no município de Vigia, no nordeste paraense, como parte da Operação Carnaval. As atividades começaram no dia 12 e seguem até a próxima terça-feira, 17, com foco na orientação de condutores, motociclistas e pedestres para a prevenção de sinistros durante o período festivo.
Tradicional destino carnavalesco, Vigia recebe grande número de visitantes atraídos pela programação cultural, blocos de rua e pela movimentação na orla. O aumento expressivo no fluxo de veículos e pessoas nas vias exige atuação estratégica dos órgãos de trânsito, especialmente no campo preventivo.
ABORDAGENS EM PONTOS ESTRATÉGICOS
As equipes de educação do Detran estão posicionadas em locais de grande circulação, realizando abordagens educativas, distribuição de material informativo e orientações diretas ao público. Entre os principais fatores de risco trabalhados nas ações estão o excesso de velocidade, uso do celular ao volante, desrespeito à sinalização, além do não uso do capacete e do cinto de segurança.
A combinação entre bebida alcoólica e direção é o principal foco das abordagens, considerando que o consumo de álcool aumenta significativamente o risco de sinistros graves e fatais. A orientação é que, ao ingerir bebida alcoólica, o condutor utilize alternativas seguras, como transporte por aplicativo, táxi ou escolha o motorista da rodada.
“Estamos atuando em Vigia por ser um dos principais destinos do Carnaval, reforçando orientações sobre o uso do capacete, que ainda tem resistência por parte de alguns condutores locais. Também alertamos sobre os principais fatores de risco, especialmente a combinação de álcool e direção e as ultrapassagens perigosas, que aumentam muito nesse período. Nosso foco é conscientizar moradores e visitantes para que todos aproveitem a festa com segurança”, destacou Rodrigo Freitas.

PARCERIA COM O MUNICÍPIO
Durante as ações educativas do período carnavalesco, a Prefeitura de Vigia, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (Segmob), também intensificou as orientações nos principais pontos de acesso à cidade, como a área portuária, devido ao grande fluxo de veículos e pessoas.
Segundo Natalina Pereira, gerente de Educação para o Trânsito do município, o objetivo é garantir segurança durante a folia. “Estamos realizando um trabalho educativo por conta do grande movimento do Carnaval, orientando condutores para que evitem estacionar no corredor da folia e contribuam para um trânsito mais seguro. Nosso objetivo é que todos aproveitem esse período com responsabilidade, alegria e sem sinistros”, afirmou.
APOIO DA POPULAÇÃO
Visitante de Santa Catarina, Luan Regis, que está pela primeira vez em Vigia, ressaltou a importância da iniciativa. “É a minha primeira vez aqui e achei muito importante essa abordagem, principalmente para quem é de fora e ainda não conhece o trânsito da cidade. A orientação é ter atenção e, principalmente, evitar bebida e direção, para que todo mundo aproveite a festa com segurança”, disse.
Também visitante, vindo de Belém, Lucas Monteiro, acompanhado do amigo Victor Ruiz, destacou a relevância das ações e do uso de equipamentos de segurança. “Durante a viagem vimos algumas imprudências, muita pressa na estrada, mas também bastante fiscalização. Para quem é motociclista, o capacete é a principal proteção, salva vidas. Essas ações são muito válidas, principalmente no interior, onde ainda tem muita gente sem capacete ou habilitação. A conscientização é fundamental, ainda mais no período de festa, para que ninguém misture bebida e direção”, afirmou.
As ações do Detran seguem até terça-feira (17), reforçando a importância da prevenção e do comportamento responsável no trânsito durante o Carnaval.
Fonte e imagens: Agência Pará de Notícias








