quinta-feira, fevereiro 5, 2026
Desde 1876

Educação Verde: Pará anuncia construção de escola ambiental dentro do Parque do Utinga

Projeto inédito integrará salas de aula à natureza, promovendo a conservação e o ensino sustentável em uma das maiores unidades de proteção de Belém.

A Região Metropolitana de Belém ganhará um novo modelo de aprendizagem com foco direto na preservação da Amazônia. O Governo do Pará, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), oficializou o projeto da nova escola estadual com ênfase florestal, que será erguida em área estratégica do Parque Estadual do Utinga, em Ananindeua.

O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na última terça-feira (3). A obra, que seguirá o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contará com 13 salas de aula e será instalada em uma zona de “alta intervenção” do Parque — área que permite construções em conformidade com o Plano de Gestão da unidade de conservação.

Conquista do Controle Social

Mais do que uma obra de engenharia, a unidade é fruto da mobilização popular. A demanda surgiu em reuniões dos Conselhos Gestores do Parque do Utinga e da APA Belém. A proposta foi validada como uma condicionante do licenciamento ambiental da Avenida Liberdade, demonstrando o poder da sociedade civil na definição de políticas públicas.

Identidade e Pertencimento

Para o secretário de Educação, Ricardo Sefer, a unidade é um marco para a comunidade de Águas Lindas. “A construção da ‘Escola da Floresta’ vai trazer uma questão de identidade para os nossos alunos. Buscamos a consciência de pertencimento, não só com relação ao meio ambiente, mas também com relação àquilo que se espera de uma escola”, afirmou.

O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, reforçou que a medida simboliza uma gestão participativa. “Essa escola é fruto do diálogo e da escuta ativa da comunidade. É uma conquista coletiva construída com visão de futuro”, destacou.

Sustentabilidade na Prática

A integração da escola com o Parque fortalecerá a vocação educativa do Utinga, transformando-o em um laboratório vivo. Segundo Júlio Meyer, gerente do Parque Estadual do Utinga, a escola com ênfase florestal garantirá que as novas gerações cresçam com uma relação mais estreita e respeitosa com a natureza.

A licitação contempla desde a elaboração do projeto executivo até a execução final da obra, garantindo que toda a infraestrutura atenda às rigorosas exigências técnicas, pedagógicas e, sobretudo, ambientais.

Foto: Marcelo Lelis – Ag. Pará

LCI-Banpara300x100px

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,554FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
Poupanca-premiada-Banpará-Maria-320X320
GovPa_Balanço25_WebBanner_320x320px

Mais recentes