Nesta quinta-feira (30), a cidade de Belém recebe o festival “A Amazônia é Palco: Rios de Criatividade, Floresta e Cultura”, organizado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e alinhado ao período de preparação para a COP 30. A programação ocorre a partir das 18h, no Auditório Paulo Freire, localizado no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da UEPA, em Belém.
O festival propõe ser uma vitrine para a produção cultural amazônica arte, música, performance, diálogo com a floresta e com os rios que permeiam a região reforçando que a Amazônia não é apenas cenário, mas palco ativo de histórias, identidades e inovação. Ao celebrar essa criatividade, o evento reafirma o protagonismo cultural da região em tempos de intensificação da agenda ambiental e internacional com a COP30, que será sediada na cidade.
A iniciativa da UEPA está inserida no contexto de visibilidade crescente da Amazônia em temas globais, e pretende mobilizar estudantes, pesquisadores, artistas e o público em geral para refletir sobre a interseção entre arte, cultura e ambiente. A proposta aponta para um diálogo entre o local e o global, onde as expressões culturais amazônicas dialogam com temas como floresta, rio, biodiversidade e futuro sustentável.
Para o público, o festival é uma oportunidade de acompanhar apresentações, debate e intervenções que valorizam a cena regional o que pode gerar inspiração para o público, fomentar redes criativas e conectar produção cultural e agenda socioambiental.
Imagem: Divulgação











