Circuito Ver-o-Rio da Prefeitura de Belém reafirma o sucesso da folia com uma programação que exalta as raízes amazônicas
O CarnaBelém 2026 segue arrastando multidões e se consolida no Circuito Ver-o-Rio como um dos palcos mais vibrantes da capital paraense. No segundo dia de folia, neste domingo (15), a mistura de ritmos tomou conta do espaço, animando o público presente. A programação diversificada contou com o set do DJ Igor Alves, a guitarrada de Félix Robatto, a energia de Zaynara, as batidas regionais do DJ SushiNoTucupi, o encontro de Jeff Moraes com Naieme e Eloi Iglesias e encerrou com o show marcante de FBC.
Um dos grandes destaques da noite foi a cantora Zaynara. Natural de Cametá, a artista trouxe para o CarnaBelém uma estética que revisita o carnaval tradicional de sua terra natal e celebrou a curadoria do evento por valorizar especialmente os artistas da Amazônia, ressaltando que se sente em casa cantando em Belém.
“Amo muito a minha cultura. Recentemente, fiz um trabalho para revisitar o tradicional carnaval de Cametá. Faço questão de levar a minha cultura para todo lugar que eu trabalho. Essa aqui é uma energia que só o carnaval tem. Cantar em Belém é sempre especial e o público é muito receptivo”, declarou a cantora.
O rapper mineiro FBC, que encerrou a noite com um show histórico, destacou a importância de um carnaval de rua gratuito para possibilitar o acesso de todos à cultura, seja ela da própria região ou de outras partes do Brasil.
“Esse evento é um espaço de troca e conhecimento. É um momento que eu também desfruto e aprendo bastante, com certeza. Pra mim é sempre uma honra!”, declarou o cantor, reforçando o papel democrático do CarnaBelém.
Programação é aprovada pelo público
Na plateia, a esteticista e biomédica Ariele Assunção aguardava ansiosamente pela apresentação de Zaynara. A foliã acompanha a carreira da cantora há três anos e levou a sobrinha Ágatha Letícia, de 11 anos, para ver a estrela pela primeira vez. Segundo ela, o show da cametaense é sempre maravilhoso e o evento superou as expectativas. “Está muito organizado, acessível e tranquilo. A programação está ótima e eu espero um show incrível, porque todas as apresentações dela são maravilhosas”, afirmou Ariele.

Já a empresária Socorro Cardoso, de 62 anos, elogiou o ambiente montado no Ver-o-Rio e disse que pretende acompanhar o circuito nos próximos dias. Ela ressaltou a atmosfera positiva da festa e a manutenção do espaço público durante a folia. “Está tudo maravilhoso, limpo e animado. Eu gosto de ouvir todo tipo de música, amo marchinha, tudo. Estou adorando o show e a energia. A estrutura está ótima.”

Prefeitura garante serviços aos foliões durante o Circuito
Para garantir que a festa ocorra com tranquilidade, a Prefeitura de Belém montou uma operação integrada envolvendo diferentes secretarias na Tenda de Direitos do CarnaBelém 2026. O espaço é voltado ao acolhimento e ao atendimento imediato de ocorrências relacionadas a racismo, LGBT+fobia, assédio e outras formas de violência, contando com a atuação da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (Sedh), Secretaria da Mulher (Semu), Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade (Semiac), Defesa Civil, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Cultura da Paz.

Entre os serviços ofertados estão o protocolo de segurança, a presença da Viatura Rosa da Polícia Civil, a distribuição de preservativos, informações sobre Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e primeiros socorros, além de ativações educativas com a entrega de ventarolas, adesivos e brindes temáticos.
A Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) também esteve presente, com educadores ambientais distribuindo bituqueiras sustentáveis, além da atuação de agentes de limpeza urbana antes e depois do evento e da cooperativa Concaves, responsável pela coleta e triagem dos materiais recicláveis.







