domingo, fevereiro 15, 2026
Desde 1876

Grande corredor de infraestrutura e mobilidade urbana, obra da Nova Rua da Marinha entra na reta final

O Governo do Pará avança para a reta final da obra de prolongamento e duplicação da Nova Rua da Marinha, no bairro da Marambaia, em Belém. Com 95% dos serviços executados, o projeto – um dos legados estruturantes da COP30 – representa um marco de infraestrutura e mobilidade urbana ao interligar as Avenidas Augusto Montenegro e Centenário, criando um novo eixo estratégico de tráfego para a capital paraense e região metropolitana, beneficiando diretamente cerca de 200 mil pessoas.

De acordo com o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral, os trabalhos na Nova Rua da Marinha devem ser concluídos no próximo mês de março. “Os trabalhadores estão intensificando os serviços, mesmo no período chuvoso, nessa que é uma obra completa com sinalização, asfalto, calçada, canteiro, ciclovia, paradas de ônibus, iluminação, parque infantil com acessibilidade, espaço pet e academia ao ar livre para a comunidade, além de duas rotatórias. Tudo isso desafoga o trânsito nessa importante região de Belém, garantindo mais qualidade de vida às pessoas”, enfatizou o titular da Seop.

ROTATÓRIA

Hoje, os serviços da Nova Rua da Marinha estão concentrados na finalização da construção da rotatória sobre o Canal São Joaquim, próximo à Avenida Centenário. Essa área está recebendo reforço através de estaqueamento, que é a colocação de estacas no solo com o objetivo de estabilizar a fundação, proporcionando uma base forte e segura, evitando danos futuros.

“A rotatória sobre o Canal São Joaquim é bastante importante para essa ligação da via entre as Avenidas Augusto Montenegro e Centenário. Isso por conta das estruturas de ponte para que o canal não seja interferido, garantindo fluxo normal às águas que drenam a montante do Benguí e Mangueirão, como exemplos”, completou o secretário Ruy Cabral.

FUNCIONALIDADE

Com quase 3,4 quilômetros de extensão total, o prolongamento e duplicação da Nova Rua da Marinha já tem funcionalidade entre a Avenida Augusto Montenegro e a rotatória da Avenida Rodolfo Chermont, com o trânsito fluindo normalmente. A via, agora, conta com duas pistas de mão dupla com três faixas cada, além de canteiro central que recebeu o plantio de cerca de 260 novas árvores, urbanização, ciclofaixa e novas redes de drenagem e calçadas, atendendo as normas de acessibilidade.

O assistente administrativo Marcos Amorim mora no município de Ananindeua e usa a Nova Rua da Marinha para ir e voltar do trabalho no centro de Belém. Ele aprovou os serviços que já foram realizados no local, o que proporciona mais qualidade de vida.

“Essa é a minha rota diária de carro e melhorou bastante, pois eram duas vias estreitas, a gente passava muito tempo no sinal, seja na Augusto Montenegro ou na própria Rua da Marinha, além do asfalto antigo ser cheio de buracos. Hoje, está muito melhor, pistas largas, já dá pra sentir a diferença no tempo do deslocamento. Com certeza é menos estresse com engarrafamento”, destacou o motorista.

Fonte e imagens: Agência Pará de Notícias

banner 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,550FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner 320x320
GovPa_Balanço25_WebBanner_320x320px

Mais recentes