O Instituto Ozzyboxe de Marituba, fundado por Osimar Barroso há 36 anos, é principal referência do boxe paraense em nível nacional. Sempre entusiasta pela nobre arte, Osimar, então com seus vinte anos, decidiu dar voz ao seu projeto: fundar ou criar uma academia. Começou pelos fundos seu quintal da sua residência em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Tudo na base da improvisação, dado ao dinheiro curto na época. ‘Trabalhava para manter à família e um resto da grana aplicava na compra de materiais. Foi assim que tudo começou como boxe de quintal’, recorda.
No ano de 2013, durante o campeonato brasileiro em Camboriú/SC, Osimar procedeu a legalização da sua academia, passando ser denominado de ‘Instituto Ozzyboxe’. No campeonato brasileiro fez um campeão e um vice.]
Hoje são mais de 28 participações em campeonatos nacionais organizados pela CBBoxe, somente com atletas criados pelo instituto. “São atletas de Marituba que tornam a base da seleção paraense’’, diz.
Sem demagogia, fala das seis convocações para a seleção brasileira elite.”É muito orgulho servir à seleção brasileira como técnico da base atletas na classe cadete e juvenil”, fala.
O boxe paraense mantém tradição de atletas na seleção olímpica e no atual momento o representante é Michael Trindade categoria 55 kg, do Instituto Ozzyboxe.
“O único paraense na seleção brasileira ele é de Marituba, Michael Trindade. Ele é da seleção permanente da CBBoxe no ano de 2026”, reforça.
Por Braz Chucre/Imagens: Divulgação







