A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval, informou ontem que as buscas pelos desaparecidos no desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira continuam nesta sexta-feira, 27, desde 7h. Na manhã de ontem, quinta-feira, 26, a Força-Tarefa de mergulhadores localizou duas motos, uma caminhonete, um caminhão com a carga de defensores agrícolas, preservada, e dois corpos sob os escombros.
No início da noite, moradores a 6 km do local do acidente, a jusante do rio, localizaram um terceiro corpo. Neste momento, oito pessoas permanecem desaparecidas e nove óbitos foram confirmados desde o início das buscas.
Ainda na tarde de ontem, pousou no aeroporto de Imperatriz, o Estado do Maranão, uma aeronave KC-390, da Força Aérea Brasileira, que trazia, do Rio de Janeiro, uma câmara hiperbárica da Marinha, que permitirá a realização de mergulhos de profundidades maiores que 30 metros.
Na área de buscas, permanecem sendo realizados testes de qualidade da água pelos militares especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), não tendo sido constatadas alterações causadas por agentes químicos. Continuam-se as buscas das localizações dos veículos através do equipamento “SideScan Sonar” e soma-se a isso o emprego de drones subaquáticos, sendo 2 da Polícia Federal e 1 da Transpetro.
O efetivo de militares da Marinha nas buscas no local foi aumentado para 79. Enquanto isso, outros 20 militares participam remotamente, em Belém, no planejamento e na logística da operação.
Os Corpos de Bombeiros Militares do Maranhão, Pará e Tocantins também continuam trabalhando nas buscas, em conjunto com a Marinha.
As buscas de hoje foram interrompidas às 18h30 de ontem e serão retomadas às 7h de amanhã de hoje. Familiares dos desaparecidos acompanham os trabalhos e estão sendo informados sobre o andamento das buscas. A Marinha se solidariza com os familiares e amigos das vítimas e coloca, à disposição do cidadão, os telefones do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da Capitania dos Portos do Maranhão, 0800-098-8432 e (98) 2107-0121, para receber informações a respeito de qualquer situação que possa comprometer a salvaguarda da vida humana nas vias navegáveis ou que represente risco de poluição ambiental.
Imagens: Reprodução