A intensificação da ‘Operação Belém Limpa: Força-Tarefa de Inverno‘ já apresenta resultados com a ampliação dos serviços de limpeza e desobstrução da rede de drenagem urbana pela Prefeitura de Belém, com prioridade para áreas com histórico de alagamentos durante o período chuvoso.
Em três dias, as equipes municipais desobstruíram mais de 100 pontos da rede por hidrojateamento, com cerca de 6,5 quilômetros de galerias limpas. As equipes também realizaram a manutenção de aproximadamente 37 poços de visita e mais de 100 bocas de lobo em diferentes bairros da cidade.
As frentes de trabalho seguem distribuídas em áreas estratégicas, definidas a partir de monitoramento técnico e da maior incidência de retenção de água durante as chuvas.
AÇÕES CONTÍNUAS E REFORÇO OPERACIONAL
De acordo com o secretário executivo da Superintendência de Drenagem Urbana e Saneamento Integrado (Ssuds), Marcelo Mattos, o reforço nas ações municipais permite ampliar a capacidade de resposta da prefeitura justamente no período de maior demanda.
“Esse é um trabalho permanente, que ganha ainda mais força durante o inverno amazônico. As equipes atuam diariamente na limpeza e desobstrução da rede, acompanhando os pontos críticos e respondendo com rapidez para reduzir os impactos dos alagamentos. Paralelamente a isso, estamos mapeando, elaborando projetos e estudos para que, ao longo da gestão, possamos executar as obras e eliminar os pontos de vez”, destacou.
BALANÇO
Somente em 2026, já foram atendidos mais de 1.020 pontos da rede de drenagem por hidrojateamento, além de serviços contínuos de limpeza manual e mecanizada em diversos bairros da capital. A Operação Inverno inclui limpeza do entorno de bueiros, uso de caminhões hidrojato para sucção de detritos, retirada de sedimentos e monitoramento do escoamento após os serviços.
O descarte irregular de lixo nas ruas e canais continua sendo um dos principais fatores que comprometem o funcionamento adequado da drenagem urbana, dificultando o escoamento da água da chuva e aumentando o risco de alagamentos. A colaboração da população é fundamental para manter os sistemas limpos e reduzir transtornos durante o período chuvoso.
Fonte e imagens: Agência Belém








