sexta-feira, fevereiro 20, 2026
Desde 1876

Orquestra Jovem Vale Música abre temporada com concerto gratuito em Belém

Maestra Laura Gentile, que já se apresentou em palcos do Brasil e do mundo, faz sua estreia à frente do grupo neste domingo, às 18h.

A Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) abre a temporada de 2026 com uma apresentação gratuita que marca a estreia da maestra Laura Gentile à frente do grupo. O concerto será neste domingo, 22, às 18h, na sala Augusto Meira Filho, na Fundação Amazônica de Música. Não haverá retirada de ingressos e a entrada será por ordem de chegada. 

A maestra Laura Gentile, que tem formação em regência pela Mannes School of Music, um dos principais conservatórios de música de Nova York, e que já se apresentou em concertos no Brasil e no exterior, comenta sobre a expectativa de reger pela primeira vez a OJVM: “tenho gostado muito de trabalhar com esses jovens, eles têm muito talento e potencial. É a primeira vez que atuo como regente principal de uma orquestra jovem, então, da minha parte, também tem sido uma experiência de muito aprendizado”.

O programa da noite foi pensado para oferecer ao público uma verdadeira viagem pelo repertório sinfônico clássico. A abertura ficará por conta de A Criação, de Franz Joseph Haydn, obra que traduz em música a grandiosidade e o espírito do compositor. Logo depois, a Orquestra mergulha na Sinfonia nº 5 em Si bemol maior, D.485, de Franz Schubert, conduzindo a plateia por quatro movimentos que alternam delicadeza e intensidade. 

Para encerrar, o público será transportado ao universo poético de Edvard Grieg com a Suíte nº 1, Op. 46 de Peer Gynt, que reúne alguns dos trechos mais famosos da música romântica, um repertório que combina tradição e emoção prometendo uma noite inesquecível para os fãs da música clássica.

Marília Caputo, coordenadora técnica e artística do projeto, destaca importância da parceria entre a Fundação Amazônica de Música e o Instituto Cultural Vale: “esse é o primeiro final de semana de programação do ano. É um início de trabalho que ainda vai ter muitos frutos em 2026. Nosso principal objetivo continua sendo a formação de crianças e jovens em músicos de instrumentos de sopros, cordas e percussão”, finaliza. 

Percussão

A programação do final de semana começa no sábado, 21, com a apresentação do Grupo de Percussão do projeto Vale Música, sob coordenação do professor Marcos Matos. O evento, que vai apresentar clássicos do Carnaval, será às 10h, na Fundação Amazônica de Música, na Sala Augusto Meira Filho, com entrada gratuita. 

Sobre o Vale Música Belém

O projeto Vale Música Belém é desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM) e tem patrocínio da Vale, com iniciativa e articulação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, desde 2004. Atualmente, atende cerca de 300 crianças e jovens, oferecendo oportunidades em diferentes grupos musicais, como a Orquestra Jovem, Grupo de Flautas Doces, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara, Orquestra de Violinos e Coral infantojuvenil.

banner liquida avistao - 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,548FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner liquida avistao - 320x320
GovPa_Balanço25_WebBanner_320x320px

Mais recentes