domingo, março 15, 2026
Desde 1876

Oscar 2026 | FILMICCA disponibiliza Rodantes, com fotografia de Adolpho Veloso

A cerimônia da premiação acontece na noite deste domingo (15)

Omelete

3 min de leitura

Júlia Henn

Na noite deste domingo (15), o cinema brasileiro chega forte à cerimônia do Oscar 2026. Além das quatro indicações recebidas por O Agente Secreto, o paulistano Adolpho Veloso entra para a história ao concorrer a Melhor Fotografia por Sonhos de Trem, de Clint Bentley, se tornando o primeiro brasileiro indicado à categoria.

O trabalho de Veloso no filme já rendeu o prêmio de Melhor Fotografia no Critics Choice Awards e no Independent Spirit Awards, além de indicações ao ASC Awards e ao BAFTA.

Para conhecer mais do talento do diretor de fotografia brasileiro, a FILMICCA possui em seu catálogo Rodantes, drama nacional de 2019 dirigido por Leandro Lara em que Veloso foi indicado ao prêmio de Melhor Fotografia no ABC Trophy.

O longa acompanha três histórias que se cruzam nas margens do Brasil. Tatiane (Carol Abras) é uma jovem em fuga do próprio passado traumático, tentando se reinventar. Odair (Fernando Alves Pinto), é fruto da explosão migratória rondoniense do início dos anos 1990 e enfrenta as descobertas da vida adulta ao se desprender da casa dos pais. Já Henry (Leandro HBL), imigrante haitiano, luta para criar dois filhos pequenos após a morte da esposa, sobrevivendo entre o progresso e a miséria brasileira.Três vidas em ebulição que se esbarram pelo caminho, unidas apenas pela condição de ambulantes.

Primeiro longa-metragem do diretor, que também integra o elenco, o filme reúne ainda nomes como Clara ChoveauxSusana GonçalvesMurilo Grossi, Rodolfo Vaz e Daniel Infantini. A trilha sonora é assinada por Roberto Coelho e Kito Siqueira, enquanto a montagem ficou a cargo de Breno Fortes e Fernando Stutz.

Tudo sobre o Oscar 2026

Mais uma vez agendado para acontecer no lendário Dolby Theatre em Los Angeles, o Oscar 2026 será realizado no dia 15 de março a partir das 20h (Brasília) e será a 98ª edição da principal premiação do mundo do cinema. No Brasil, o evento será transmitido pela TNT, HBO Max e Rede Globo.

O filme brasileiro O Agente Secreto conquistou quatro indicações, empatando o recorde de um longa nacional estabelecido por Cidade de Deus. Estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho, a história recifense disputa Melhor Ator, Melhor Filme, Melhor Direção de Elenco (categoria inédita no Oscar) e Melhor Filme Internacional, prêmio que ano passado foi para o também brasileiro Ainda Estou Aqui.

Não para por aí: o Brasil também está representado pelo diretor de fotografia Adolpho Veloso, indicado em Melhor Fotografia por Sonhos de Trem.

Este ano, Pecadores é o filme mais indicado, disputando em 16 categorias, um novo recorde histórico. Logo atrás dele está o favorito a vencer Melhor Filme, Uma Batalha Após a Outra, com 13 indicações.

banner liquida avistao - 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,548FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner liquida avistao - 320x320
UsiPazIcoaraci_WebBanner_320x320px

Mais recentes