O Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet) emitiu ontem, sexta-feira, 15, dois alertas de chuvas intensas, válidos até este sábado, 16. O alerta de perigo potencial abrange a área de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal: Pará, Acre, Amazonas, Roraima, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.
O Inmet explica que, no alerta de perigo potencial, há possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h.
Também na sexta-feira, o Inmet emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas, que atinge seis estados: Pará Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e Goiás. O alerta também é válido para parte do Distrito Federal.
No caso do alerta de perigo, a possibilidade é de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos entre 60 e 100 km/h e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Para o Rio Grande do Sul, há um alerta de perigo potencial para ventos costeiros em toda a extensão da costa do Estado.
Fonte: CNNBrasil/etty Images