domingo, fevereiro 23, 2025
Desde 1876

Pará sobe no ranking de estados com melhor Segurança Pública do Brasil

O Pará atingiu sua melhor colocação dentro do estudo, desde 2015

O Pará conquistou a sua melhor colocação no item Segurança Pública do Ranking de Competitividade dos Estados de 2024. O estudo do Centro de Liderança Política (CLP) avaliou as 27 unidades da Federação. A segurança pública paraense subiu uma colocação em relação ao ano anterior, ficando em 12º – a melhor em relação ao levantamento desde 2015.

A Segurança Pública no Ranking de Competitividade recebe o maior peso (13%) entre os 10 pilares temáticos que constituem a lista. O pilar é composto por 10 indicadores e incluem: Atuação do Sistema de Justiça Criminal; Presos em Condenação; Déficit Carcerário; Mortes a Esclarecer; Mortalidade no Trânsito; Morbidade no Trânsito; Segurança Pessoal; Segurança Patrimonial; Qualidade da Informação de Criminalidade e Violência Sexual.

Na metodologia apresentada, os indicadores são escolhidos por representarem os crimes que geram os maiores danos à sociedade, por seus índices alarmantes e por dispor das medições mais confiáveis, o indicador de Segurança Pessoal é o que possui a maior importância relativa.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, “o ranking de competitividade, estuda tudo, competitividade econômica, questão de geração de emprego, de segurança, de saúde, educação. Quando analisam o próprio item segurança pública, não é só segurança pública estatal, mas também analisam a própria sensação de segurança, que muitas vezes não tem nada a ver com indicador absoluto”.

Ainda de acordo com Ualame, o item avalia indicadores como furto, roubo, homicídios, mortalidade no trânsito etc., mas analisa todos os indicadores criminais do Estado, como também a perspectiva da sociedade na segurança como é caso das empresas que atuam na área de segurança privada. 

Por fim, o secretário avalia os índices avaliados em relação ao Pará no estudo. “É importante ressaltar que desde que foi criado este ranking, em 2015, o Pará alcançou em 2024 a nossa melhor posição neste item. Além disso, na região Norte é o segundo colocado, atrás apenas do Amazonas que está em sétimo. Isso soma aos excelentes índices que conquistamos em 2024 no comparativo com os números do Estado em 2023 e o início de 2025 que tem sido promissor”, finalizou.

Linha histórica

Dentro da pesquisa, a nota do Pará ficou em (55.02) no item da Segurança Pública, aparecendo em 12º, o segundo mais bem colocado da região Norte, atrás apenas do estado do Amazonas, que ficou em sétimo. Na série histórica do pilar de Segurança Pública, entre 2015 e 2024, o Pará chegou a figurar na 20ª posição. Em 2020, o estado atingiu a 13ª, até então a melhor nota. 

Dentre todos os indicadores do pilar, o Pará em “Qualidade da Informação de Criminalidade” atingiu a 1ª posição com nota 100, subindo quatro posições em relação a 2023. No indicador “Déficit Carcerário”, o Pará subiu duas posições, permanecendo a 6ª posição, ficando com nota 85.27.

Estado mantém criminalidade em queda com registros históricos

O Pará nos últimos anos vem atingindo recordes históricos nos estudos da criminalidade. Em 2024, o Estado atingiu o menor índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que reúne homicídio,  feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, nos últimos dez anos e teve o melhor mês de dezembro da série histórica. 

Conforme os dados divulgados a partir do monitoramento da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), a redução do CVLI alcançou 53,34% se comparado ao ano de 2018. 

Em 2025, o mês de janeiro é considerado o melhor entre todos da linha histórica na redução de CVLI, desde o ano de 2010. Segundo os dados divulgados, houve redução de 13,25% no mês no comparativo com janeiro de 2024, e ainda, uma queda de 49,29% se comparado a janeiro de 2019, primeiro mês da atual gestão. Em números absolutos, janeiro de 2025 computou 144 casos de CVLI, enquanto nos anos de 2024 e 2019, foram registrados 166 e 284 casos, respectivamente. 

“Nós iniciamos 2025 com um grande desafio, que é superar a redução da criminalidade do ano anterior, que foi o melhor dos últimos seis anos, e assim seguir garantindo a paz social a população paraense em todas as regiões do Pará. E, felizmente, finalizamos o mês de janeiro com uma redução significativa nos crimes violentos letais, que são aqueles que tiram a vida, tendo o menor número de CVLI registrado desde 2010. Isso mostra o esforço empregado pela segurança pública, e sobretudo, pelo governo do Pará, que combate à criminalidade com estratégias eficientes, visando a paz e a ordem social de todos os paraenses”, apontou Ualame.

Reprodução Ag.Pará

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

49,118FansLike
3,665FollowersFollow
22,200SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×