A patinação é uma atividade que vai muito além do lazer e da diversão, é também uma maneira de manter o corpo em movimento e aprender uma nova prática esportiva. A atividade pode ser realizada por qualquer pessoa.
Os benefícios que a patinação traz são inúmeros, ela ajuda a fortalecer os músculos e ossos, além de melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, é também uma ótima forma de aliviar o estresse.
Para quem nunca teve contato com os patins e deseja iniciar a prática esportiva, mas não sabe por onde começar, fizemos algumas perguntas para Tati Ribeiro, que é instrutora esportiva e patina há mais de três décadas. Ela deixou algumas dicas importantes que vão ajudar você começar à patinar sem medo e até mesmo saber escolher o patins ideal.
- Qual dica você deixa para quem deseja iniciar a patinação?
Vença o medo, compre um patins! Comece calçando e marchando na grama, sempre com os joelhos levemente flexionados, postura para a frente, braços estendidos e o pé posicionado em V para dar os primeiros passos. Mas se precisar de ajuda para esse momento de aprendizado, pode me chamar que dou aulas gratuitas desde 2015 em Belém e já ensinei crianças e jovens na Bélgica em 2019. Também tenho a opção de dar aulas particulares em seu condomínio, quadra, rua ou nos pontos turísticos da nossa cidade. - Qual equipamento de patinação você recomenda para quem está iniciando?
Patins inline ou quad com 1 número maior que o seu pé, meias cano médio a longo, joelheiras, munhequeiras, cotoveleiras e capacete, além de roupas leves. - Quanto tempo leva para uma pessoa aprender patinar?
Varia muito pois depende da dedicação de cada um. Tive aluno que só precisou de um mês, e uma aluna que apesar de já ter aprendido bem em 3 meses, ainda precisa de acompanhamento nas ruas em ladeiras e por medo de encarar o trânsito de Belém. - Quais os benefícios da patinação?
Vão desde aumento da resistência física com a melhora cardio respiratória que vem com os treinos, perda de gordura, ganho muscular na região das pernas e glúteo, menos estresse e ansiedade, mais amizades/networking e mais interação com a sua cidade, conhecendo melhor as ruas por onde você acaba passando em cada passeio em grupo ou sozinho(a), além do psicológico que acaba ficando mais leve pois a prática esportiva é uma válvula de escape para os problemas comuns do dia-a-dia em casa ou no trabalho. Uma nova habilidade adquirida amplia o desenvolvimento de novas áreas no cérebro que permite maior concentração nessa e em outras atividades em que você também precisa ficar mais atento. Você melhora ainda a qualidade do sono, o que favorece o equilíbrio hormonal.
Na capital Paraense, qual o melhor local para patinar?
Porto Futuro, Portal da Amazônia, Utinga são apenas alguns exemplos.
Lembre-se, a segurança é muito importante. Faça uso dos equipamentos de proteção, como por exemplo, capacete, cotoveleiras, joelheiras e munhequeiras.
Para mais informações de patinação entre em contato com o Instagram: @patinadoresdopara
Por: Marina Moreira