A Polícia Federal realiza o 1º Workshop em Segurança Privada do Pará. O evento começou na manhã desta segunda-feira, 10, e vai até sexta-feira, 14, na Superintendência da PF no Pará, com participação gratuita e ainda aberta a empresas do setor e órgãos públicos, para os próximos. O foco do evento é alinhar as mudanças trazidas pelo novo Estatuto de Segurança Privada, em vigor desde setembro do ano passado, com a prática no dia a dia. Empresários de segurança privada, incluindo de grandes eventos, shows e festivais foram maioria no primeiro dia do evento, no auditório da sede da PF, em Belém.
No segundo dia o evento deve receber empresas e sindicatos para tratar da fiscalização em transporte de valores; o terceiro dia será sobre procedimentos no sistema eletrônico de comunicação, controle de armas e a inutilização de coletes balísticos fora da validade; quarto tratará de escolta armada fluvial, e no último dia contará com a participação do coordenador nacional de controle de segurança privada da Polícia Federal, Cristiano Campidelli, que vai tratar do controle na escolta armada, incluindo o modal fluvial, comum no Pará; e no último dia, o tema são as alterações do Estatuto de Segurança Privada.
A Polícia Federal tem realizado ações para conhecer e orientar o trabalho de empresas de segurança privada, por exemplo, em jogos de futebol como na estreia do Remo no Campeonato Paraense de Futebol e na partida do Botafogo contra o Flamengo, pela final da Supercopa do Brasil, ambos no Estádio do Mangueirão. A PF é responsável por fiscalizar a existência do planejamento prévio de segurança em grandes eventos e se a segurança privada está sendo efetuada de acordo com esse planejamento. Essas ações são especialmente importantes em 2025, quando a capital paraense recebe a COP30.
Serviço:
1º Workshop em Segurança Privada
Horário: 8h às 12h
Local: Superintendência da PF no Pará
Imagens: Ascom/SRPF-PA em Belém
![](https://aprovinciadopara.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-10-at-17.46.16-1024x682.jpeg)