O programa estadual “Por Todas Elas” voltou ao Tapanã, em Belém, nesta sexta-feira (12), com uma manhã de atendimentos gratuitos voltados para a saúde, cidadania e lazer da comunidade. A ação foi realizada na Escola Estadual Aldebaro Klautau e trouxe mais de 30 serviços para as famílias da região.
Entre os serviços oferecidos estavam emissão de documentos, atendimentos médicos, mamografia e ultrassonografia, exames oftalmológicos, escolha de armação para óculos, testes rápidos de doenças, vacinação, orientações de saúde, consultas especializadas, além de atendimentos voltados à pessoa com deficiência, serviços de estética, atividades para crianças e até cuidados com animais de estimação.

O governador Helder Barbalho destacou que, embora o nome do programa enfatize as mulheres, os benefícios são coletivos, participaram homens, crianças, idosos e pets. “Essa é a missão do Governo: estar próximo das pessoas, oferecendo dignidade, cidadania e mais qualidade de vida a todos”, disse. A vice-governadora, Hana Ghassan, idealizadora da iniciativa, reforçou o caráter acolhedor do programa e revelou que já foram feitos cerca de 160 mil atendimentos em todo o Pará.

A ação incluiu ainda atendimentos especiais como solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), além de serviços da Defensoria Pública Estadual, Coordenação de Pessoa com Deficiência e atividades de lazer. Moradores aproveitaram para cuidar da saúde, atualizar documentos, trocar armações de óculos, levar seus pets para atendimento veterinário ou castração, e garantir direitos que muitas vezes estão fora do alcance.
Imagem: Agência Pará