Iniciativa “Sextou na Pediatria” promove atividades lúdicas e reforça cuidado integral aos pacientes do Pronto-Socorro estadual, em Belém
Por Ascom Sespa (SESPA)
O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, promoveu nesta sexta-feira (13) uma edição especial do projeto “Sextou na Pediatria”, levando o clima do Carnaval às crianças internadas na Unidade de Internação Pediátrica. A ação integra as estratégias de humanização da unidade, que faz parte da rede pública do Governo do Pará, e proporcionou momentos de alegria e descontração aos pequenos pacientes.
Inspirada na folia carnavalesca, a programação contou com sessão de pintura e decoração de máscaras ao som de marchinhas infantis, oferecendo leveza em meio à rotina de tratamento de saúde.

Ariane Castro Silva, moradora de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, acompanhava o filho David Castro Amorim, de 11 anos, e aprovou a iniciativa. “Achei muito importante trazer as atividades de pintura e decoração das máscaras para as crianças. Meu filho estava entediado por ficar tanto tempo dentro do quarto, e ter contato com outras crianças foi bom para evitar que ele fique pensando no que passou e no que ainda está enfrentando com o problema de saúde”, afirmou.
Humanização no ambiente hospitalar
O projeto “Sextou na Pediatria” é promovido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do PSRM. Todas as sextas-feiras, a equipe realiza atividades lúdicas e temáticas, como sessões de cinema e desenhos, jogos interativos e distribuição de brinquedos, com o objetivo de reduzir o estresse e a ansiedade decorrentes da internação.
Maria Josele Martins Pereira, residente em Augusto Corrêa, mãe de Ana Vivian Pereira, de 5 anos, destacou a importância da atividade para a recuperação da filha.

“Já tinha alguns dias que minha filha estava acamada, sem poder andar. Hoje ela entrou em uma fase do tratamento que isso voltou a ser possível e já foi convidada para participar da atividade. Mesmo com pouca força para segurar os lápis, ela conseguiu pintar e ficou o tempo todo muito feliz. Agradeço ao hospital por essa iniciativa”, ressaltou.
A analista de Humanização Hospitalar do PSRM, a socióloga Watuzi Rebelo da Silva, explica que ações como essa tornam o ambiente mais acolhedor e ajudam no enfrentamento do período de internação.

“Sabemos que o processo de internação gera desgaste físico e mental, ansiedade, insegurança e sobrecarga emocional, fatores que podem comprometer o bem-estar. Por isso, toda sexta-feira promovemos atividades que visam mitigar esses impactos. Hoje, além das pinturas e decoração de máscaras de Carnaval, as crianças brincaram, sorriram, ouviram músicas temáticas e interagiram entre si. Nosso intuito é contribuir para que a rede de cuidado hospitalar seja cada vez mais integral e humanizada”, destacou.
Atendimento 24 horas
O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo integra a rede de saúde pública do Governo do Pará e é administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade funciona em regime de plantão 24 horas, na Avenida Augusto Montenegro, bairro Parque Guajará, em Belém, atendendo urgências e emergências clínicas, além de demandas reguladas pela Sespa. O hospital realiza atendimentos em especialidades como cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia, incluindo procedimentos minimamente invasivos, como videolaparoscopia.
Texto: Ascom PSRM
Foto: Ascom / PSRM







