Centro Brasileiro de Língua Japonesa aplica exame em São Paulo e Manaus; teste certifica em diferentes níveis do idioma
Tatiana Cavalcanti, colaboração para a CNN Brasil
O Centro Brasileiro de Língua Japonesa realiza neste domingo (7), em São Paulo (SP) e Manaus (AM), a segunda edição deste ano do teste de proficiência em japonês. O exame avalia a competência linguística de não nativos.
O Japanese-Language Proficiency Test, aplicado em parceria com a Fundação Japão, avalia diferentes níveis de proficiência no idioma, desde o básico até o avançado.
As inscrições para a edição deste ano já estão encerradas, mas aqueles que tiverem interesse em realizar a prova no ano que vem podem acompanhar as instituições para acessar o cronograma da edição de 2026.
Os participantes devem estar atentos aos horários de comparecimento, que variam conforme o fuso horário.
Em São Paulo, os candidatos devem chegar às 6h30 (horário de Brasília). Em Manaus, o exame começa às 7h30 no horário local.
O horário e o local de comparecimento estão disponíveis no comprovante de inscrição (Test Voucher), que pode ser impresso no portal da prova.
Para realizar o teste, é obrigatório levar o Test Voucher impresso e um documento de identidade com foto. Os candidatos podem levar lápis número 2 ou HB (ou lapiseira), borracha macia e relógio analógico sem acesso à internet.
É proibido levar qualquer equipamento eletrônico, como celular, smartwatch, tablet e fones de ouvido. Canetas também não são permitidas, pois o exame deve ser respondido apenas a grafite.
Os participantes não podem sair da sala antes do término da etapa de compreensão auditiva da prova.
Se qualquer aparelho eletrônico emitir som, vibrar ou for utilizado durante todo o período da prova, incluindo intervalos, o candidato será desclassificado.
JLPT – Japanese-Language Proficiency Test
- Data: 7 de dezembro (domingo)
- Locais: São Paulo e Manaus
- Horários de chegada: em São Paulo às 6h30 (horário de Brasília); em Manaus, às 7h30 (horário local)
- Documentos obrigatórios: Test Voucher impresso; documento de identidade com foto
- Material permitido: lápis nº 2 ou HB (ou lapiseira), borracha macia, relógio analógico (sem acesso à internet)
- Material proibido: equipamentos eletrônicos (celular, smartwatch, tablet, fones de ouvido), canetas
- Observações: não é permitido sair da sala antes do término da etapa de compreensão auditiva; uso de eletrônicos durante a prova resulta em desclassificação
- Mais informações: site oficial do JLPT no Brasil
REUTERS/Kim Kyung-Hoon/File Photo










