“Prevenção do câncer de próstata e saúde integral do homem” foram os temas discutidos em palestra alusiva à campanha de educação em saúde, Novembro Azul, no Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo (PSRM), no final da tarde desta terça-feira (26). O evento, que contou com a participação de acadêmicos de enfermagem na realização de aferição de pressão, de teste de glicemia e de saturação de oxigênio, foi direcionado a pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento na recepção do Pronto Atendimento Adulto do hospital, com o intuito de conscientizar sobre o câncer de próstata e incentivar a respeito do cuidado com a saúde integral do homem, com orientações acerca da prevenção de doenças e da importância da adoção de hábitos saudáveis.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA), estimou 71 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, neste ano de 2024, o que ressalta o quanto é necessário e importante iniciativas como a PSRM, que promovam conscientização sobre o diagnóstico precoce da doença.
Na palestra de Charles Carvalho dos Santos, enfermeiro com ampla atuação no campo docente, o profissional destacou que é essencial que os homens procurem o médico urologista com mais frequência para diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas reforçou quanto à prevenção de doenças de modo geral, visando a saúde integral da população masculina.
“Reforcei na palestra e durante as respostas às perguntas dos pacientes e dos acompanhantes, a respeito da prevenção ao câncer de próstata; orientei a ida com maior regularidade ao médico especialista, destacando sobre os exames necessários para detectar a doença precocemente. Sabemos que há homens que têm resistência ao exame de toque retal, mas pontuei que ele é importantíssimo para o diagnóstico desse tipo de câncer, inclusive, a recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos, embora haja casos da doença também, a partir de 25 anos”, informa o enfermeiro.
O profissional frissa que “homens precisam de consultas médicas não só para diagnóstico precoce de doenças, mas também para evitar que elas se agravem ou surjam, por falta de orientação, como é o caso de câncer de pênis, por exemplo, que pode surgir por falta de higienização adequada do órgão genital masculino. Neste mês de novembro deixamos essa mensagem de alerta para que os homens cuidem mais de sua saude”, reforça o enfermeiro.
O acompanhante Rubens Damasceno dos Santos, 60 anos, morador do município de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, aproveitou a oportunidade para sanar uma dúvida relacionada e para deixar uma mensagem aos homens. “Eu tinha uma dúvida com relação a algo que está acontecendo com o meu pai, que eu imaginei ser um sinal de câncer de próstata, mas o enfermeiro me explicou que, graças a Deus, o que vem acontecendo com ele, só tem relação com a sua idade avançada. Eu fiquei aliviado com a explicação do palestrante, e quero agradecer ao hospital por ter tomado essa iniciativa, pois muitos tinham dúvidas, mas o palestrante esclareceu todas. Aproveito para deixar uma mensagem a todos os homens. Quero dizer que vocês não precisam ter vergonha do exame de toque retal, façam mesmo, porque pior é deixar de viver por causa de preconceito. Façam como eu, cuidem da aparência, mas cuidem principalmente da saúde de vocês. Se cuidem, maninhos”, orientou o acompanhante.
De acordo com o presidente do Grupo de Trabalho de Humanização, responsável pela promoção do evento, Aristônico Rodrigues, “a palestra ministrada hoje para pacientes e acompanhantes, foi pensada com o intuito de promover um diálogo aberto sobre a importância do cuidado com a saúde integral do homem, chamando atenção de todos os presentes para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Além disso, fizemos questão de disponibilizar aferição de pressão, teste de índice de glicemia e índice de saturação, para que saibam que ações simples podem fazer uma grande diferença na detecção de doenças, que precisam ser tratados precocemente para que não sejam agravadas, evitando assim, maiores complicações à saúde”, enfatizou o presidente.
Serviço: Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo funciona em regime de plantão 24h. A unidade de saúde localizada na Avenida Augusto Montenegro, s/n, no bairro Parque Verde- é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)
Texto: Joelza Silva
Fonte: Agência Pará/Foto: Joelza Silva