Água muito gelada no estômago vazio ou em grandes quantidades durante as refeições pode piorar os sintomas, segundo nutricionista britânica
A água parece a mais inofensiva das bebidas e, muitas vezes, até um alento para quem sofre com refluxo gástrico. No entanto, uma nutricionista britânica alerta que a forma como ela é ingerida pode estar causando mais prejuízo do que benefícios.
Molly Pelletier, especialista em refluxo ácido, postou nas suas redes sociais como a água pode estar desencadeando sintomas desconfortáveis, desde azia até inchaço.
A nutricionista — que tem mais de 64 mil seguidores — refletiu sobre como teria sido sua vida se tivesse percebido anos antes que a maneira como bebia água estava, na verdade, piorando seus sintomas.
O refluxo ácido ocorre quando o ácido de dentro do estômago flui de volta para o esôfago, causando uma sensação de queimação.
Ela explicou: “Não é apenas o que você bebe, mas como e quando”.
“Se você bebe grandes quantidades de água durante as refeições ou bebe água gelada com o estômago vazio, pode estar, sem saber, desencadeando sintomas como azia, pigarro, inchaço ou regurgitação.”
Normalmente, uma válvula chamada esfíncter esofágico inferior impede que o ácido estomacal escape de volta para a garganta, mas se ele enfraquecer ou relaxar na hora errada, o ácido pode escapar e irritar o esôfago.
“Beba devagar — especialmente durante as refeições. Pense em uma hidratação suave, sem encher o estômago”, aconselha. “Procure se hidratar entre as refeições, em vez de logo antes ou depois de comer”.
Embora beber um copo d’água durante uma refeição provavelmente não tenha um impacto negativo para a maioria das pessoas, isso pode piorar os sintomas de refluxo ácido, pois aumenta o volume total do conteúdo estomacal, pressionando a válvula que impede o refluxo do ácido estomacal para o esôfago.
É sempre melhor beber água em temperatura ambiente, acrescenta Pelletier, porque a água pode ser absorvida mais facilmente pelo corpo e é consumida sem causar choque térmico.
“Se apesar de fazer “tudo certo” você ainda está lidando com refluxo, os hábitos de hidratação podem ser a resposta”, diz.