sexta-feira, abril 3, 2026
Desde 1876

Sedcon distribui Cartilha do Consumidor na Feira do Pescado da Aldeia Amazônica

Ação educativa da Prefeitura de Belém reforça a fiscalização e o apoio ao cidadão durante a alta temporada de consumo.

Com a proximidade da Sexta-feira Santa, a busca pelo pescado intensificou-se em Belém. Para garantir que o prato principal da mesa paraense chegue com segurança e qualidade aos lares, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), realizou nesta quinta-feira (2) uma ação estratégica na Feira do Pescado, localizada na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira.

A grande novidade deste ano é a Cartilha do Consumidor. O material educativo, que integra a Operação Semana Santa, oferece um guia prático para que o cidadão não seja enganado na hora da compra, ensinando a diferenciar espécies e a avaliar o estado de conservação dos alimentos.

Aprendizado na feira

A iniciativa surpreendeu positivamente quem passou pelo local. O casal Lucas Okada e Sara Almeida, naturais de Goiânia e residentes em Belém há quatro anos, aproveitou a primeira visita à feira para aprender mais sobre as iguarias locais.

“Viemos comprar o filhote, que é o nosso favorito. Receber essas orientações na Cartilha é muito importante para a gente aprender a forma correta de comprar e diferenciar as espécies”, destacou Lucas, que costuma frequentar as feiras do bairro do Marco.

Fiscalização e Preço Justo

O trabalho da Sedcon não se resume à orientação. Desde a publicação do Decreto Municipal nº 114.283/2026, as equipes estão em campo diariamente nos principais pontos de comercialização, como a Pedra do Peixe no Ver-o-Peso.

“Estamos realizando diversas atividades, desde a fiscalização da comercialização até serviços de orientação. O objetivo é assegurar o pescado à população com qualidade e preço justo”, explicou o secretário da Sedcon, André Cunha.

O que observar na hora da compra?

A cartilha distribuída destaca pontos essenciais que o consumidor deve checar antes de levar o peixe para casa:

  • Aspecto visual: Os olhos devem estar brilhantes.
  • Textura: As escamas precisam estar firmes e bem aderidas à pele.
  • Odor: O pescado fresco não deve apresentar mau cheiro.
  • Armazenamento: Verificar se o estabelecimento faz a refrigeração adequada.
  • Ambiente: Observar a higiene do local e exigir que a pesagem seja feita na frente do consumidor.

Programação e Funcionamento

Embora a Feira do Pescado nos pontos oficiais tenha encerrado nesta quinta-feira (2), a população ainda poderá adquirir produtos frescos nos próximos dias. As feiras livres e mercados municipais funcionarão normalmente na Sexta-Feira Santa (3) e no sábado (4), das 5h às 14h.

Crédito: Eduardo Rocha/Ascom Sedcon

Crédito: Roberta De Paula/Ascom Sedcon

banner-pmb-300x100px

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,541FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner liquida avistao - 320x320
GovPA_Dia-da-Mulher-2026_320x320px

Mais recentes