O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que o líder russo, Vladimir Putin, tem usado os soldados da Coreia do Norte como “bucha de canhão” e não possui “qualquer interesse na sobrevivência” deles.
Por meio de vídeo, o ucraniano relatou que os soldados norte-coreanos são enviados para as batalhas com “a mínima proteção”, e que muitas das vezes são executados pelos próprios comandantes antes que se tornem prisioneiros da Ucrânia.
– Podemos notar que os militares russos e os executores da Coreia do Norte não têm qualquer interesse na sobrevivência desses soldados. Tudo está programado para tornar impossível para a gente capturar os norte-coreanos como prisioneiros, os próprios comandantes estão executando eles, há muitos casos. E os russos enviam os soldados norte-coreanos para batalhas com a mínima proteção – assinalou.
De acordo com Zelensky, há muitas baixas entre os norte-coreanos, que grande parte das vezes são capturados “tão seriamente feridos que não podem ser salvos”.
O presidente ainda direcionou um recado para a China dizendo que “a Coreia do Norte não deveria perder seus cidadãos em batalhas na Europa”.
– Se a China fosse sincera em seus comunicados de que a guerra não deveria escalar, deveria exercer pressão apropriada sobre Pyongyang [capital da Coreia do Norte] – frisou.
Fonte: Pleno News/ Foto: EFE/EPA/ANDREAS GORA / POOL