Um vídeo divulgado por um urologista tem chamado a atenção nas redes sociais ao mostrar o procedimento de retirada de pedras nos rins de um paciente que relatou consumir grandes quantidades de refrigerante diariamente.
Segundo o médico, o paciente afirmou que bebia entre 2 e 3 litros de refrigerante à base de cola por dia, hábito mantido durante vários anos.
Nas imagens, é possível observar a quantidade de cálculos renais retirados durante o procedimento, que rapidamente repercutiu nas redes sociais e reacendeu o debate sobre os riscos do consumo excessivo de bebidas açucaradas.
Embora o consumo elevado de refrigerantes possa aumentar o risco de formação de cálculos renais em algumas pessoas, especialistas destacam que a condição é multifatorial e também pode estar relacionada à alimentação, hidratação, predisposição genética e outros fatores.
Reprodução/Redes Sociais






