Criado pela Mostra de Cinema da Amazônia, o Amazonian Sessions exibe longas e curtas paraenses e indígenas no exterior.
O cinema independente produzido na Amazônia ganha telas na Itália e na Austrália por meio da iniciativa Amazonian Sessions, criada pela Mostra de Cinema da Amazônia e realizada pela produtora paraense Mekaron Filmes. O projeto busca dar visibilidade internacional à diversidade cultural e aos modos de vida da região a partir do olhar de seus próprios habitantes.
Na Itália, a programação integra o festival Agenda Brasil até o dia 8 de novembro, com exibições em Turim e Milão. A lista de produções inclui os longas Yanuni e Amazônia Groove (com exibição em Milão no dia 5), além dos curtas paraenses Boiuna, Nação do Futebol e Matinta (exibidos no dia 8).
Já na Austrália, a parceria com o Brazilian Film Festival Australia exibirá, no dia 10 de novembro na University of New South Wales (UNSW), em Sydney, o documentário Mundurukuyü – A Floresta das Mulheres Peixe. Dirigido por cineastas indígenas do Coletivo Audiovisual Munduruku Daje Kapap Eypi, o filme aborda o cotidiano e a cosmologia da aldeia Sawre Muybu, no rio Tapajós. A sessão contará com debate sobre justiça ambiental e direitos indígenas.
Foto: Divulgação








