Estudantes podem tirar foto da folha manuscrita e receber feedback instantâneo da inteligência artificial.
Faltando poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 — marcado para os domingos 8 e 15 de novembro —, o ministro da Educação, Leonardo Barchini, destacou o uso da tecnologia gratuita como aliada de mais de um milhão de inscritos. Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro (EBC), o chefe da pasta reforçou as funcionalidades do aplicativo oficial MEC Enem.
Disponível para smartphones, tablets e web via login do Gov.br, a ferramenta já conta com 1,1 milhão de usuários cadastrados e registra mais de 31 milhões de questões respondidas e 1,2 milhão de simulados concluídos.
Principais recursos do aplicativo:
- Treino prático: Resolução de questões de edições anteriores com cronômetro e simulados por área de conhecimento.
- Planejamento: Criação de cronogramas personalizados e revisão de pontos fracos.
- Correção de redação por IA: O candidato escreve a redação à mão, envia uma foto pela plataforma e a inteligência artificial faz a transcrição, avalia o texto segundo as competências oficiais do exame e gera nota estimada com recomendações de melhoria em menos de um minuto.
MEC/Divulgação








