O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), sancionou o Projeto de Lei nº 1265/2022, incluindo o Dia do Conservadorismo no calendário oficial da cidade. A proposta é de autoria dos vereadores Carlos Bolsonaro (PL), Alexandre Isquierdo (União Brasil), Felipe Michel (PP), Rogério Amorim (União Brasil), e Zico (PSD). A sanção do chefe do Executivo municipal foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (11) e define a celebração para todo dia 10 de março.
A proposição se justifica, de acordo com os parlamentares, para “rememorar princípios caros ao conservadorismo, como a família, a religião, a ordem, a liberdade” e, também, para marcar uma “contraposição ao globalismo”, que “foca na continuidade e estabilidade das instituições, opondo-se a qualquer tipo de movimentos que provoquem ruptura radical da ordem estabelecida”.
O projeto ganhou a aprovação da Casa em segundo turno em junho deste ano, carecendo apenas da sanção do prefeito.
A escolha de uma data para celebrar o conservadorismo e seus princípios e valores é uma pratica existente em outras cidades. No ano de 2022, um projeto análogo ganhou aprovação em Recife, capital pernambucana.
Fonte: Pleno News/Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil; Foto: Renan Olaz/CMRJ