Sábado, 28, a partir das 8h, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar – Ciaba sediará uma Regata em alusão ao Dia Marítimo Mundial, com diversas atrações, em Belém. Os clubes Paysandu, Remo, Tuna Luso Brasileira e Guajará disputarão a 3ª Etapa do Campeonato Paraense de Remo. Haverá, ainda, regata à Vela entre alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e velejadores das marinas e iates clubes da capital, nas classes Laser e Oceano.
O evento será aberto a estudantes e entusiastas dos esportes náuticos, previamente inscritos.
O público terá acesso a Laboratórios e Salas de Aulas do CIABA, com destaque para o Planetário e Simulador de Manobra.
A programação também contará com exposições do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib), Grupamento de Patrulha Naval do Norte, Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, além de apresentações da Banda do 2°BtlOpRib e Banda dos Alunos do Grêmio de Música da EFOMM.
CAMPEONATO DE REMO
Paysandu, Clube do Remo, Tuna Luso Brasileira e Guajará disputarão 11 provas que compõem a 3ª Etapa do Campeonato Paraense de Remo 2024. Será a penúltima etapa do Campeonato – a 4ª etapa está prevista para o dia 10 de novembro. O Paysandu lidera o Campeonato, com 74 pontos; seguido por Clube do Remo (26 pontos); Guajará (15); e Tuna Luso (2).
A competição é organizada pela Federação Paraense de Remo (Fepar), que este ano celebra seus 25 anos de fundação. Esta será a 109ª edição do Campeonato Paraense de Remo, cuja primeira disputa foi realizada em 1905. Trata-se da competição esportiva mais antiga no Pará, iniciada três anos antes dos torneios oficiais de Futebol.
DIA MARÍTIMO MUNDIAL
O Dia Marítimo Mundial foi instituído em 1978 pela Organização Marítima Internacional (IMO), agência da Organização das Nações Unidas encarregada de regular o transporte marítimo. A data é comemorada sempre na última quinta-feira de setembro e conta com o apoio de 175 países-membros da IMO. O objetivo é fortalecer o entendimento da atividade marítima como imprescindível para a manutenção da economia e do comércio global, além de promover a segurança da navegação, divulgar ações que protegem o ambiente marinho e destacar os feitos dos profissionais do mar.
De acordo com as Nações Unidas, 80% das mercadorias comercializadas globalmente são transportadas em navios. A porcentagem é ainda maior nos países em desenvolvimento.
Serviço
Regata do Dia Mundial Marítimo / 3ª Etapa do Campeonato Paraense de Remo
Data: 28 de setembro (sábado)
Local: CIABA – Av. Arthur Bernardes, 245 – Pratinha, Belém (PA)
Hora: a partir das 8h
Imagem: Divulgação