Um terremoto de magnitude 7,3 sacudiu a ilha de Taiwan, que emitiu um alerta de tsunami, conforme informou o Centro de Redes Sismológicas da China. O tremor, que aconteceu às 7h58 desta quarta-feira (3), (20h58 de terça-feira (2) em Brasília), teve epicentro no mar, ao longo da costa do condado de Hualien, e uma profundidade de 15,5 quilómetros.
Autoridades do Japão também emitiram um alerta de tsunami para o arquipélago de Okinawa, com possibilidade de ondas de até três metros.
A Agência Meteorológica Central de Taiwan (CMA) pediu à população das zonas costeiras da ilha que se mantenha alerta e tome medidas para evitar possíveis alterações súbitas do nível do mar.
Não houve relatos oficiais sobre vítimas ou danos materiais nas primeiras duas horas após o tremor, embora já estejam circulando em redes sociais imagens não verificadas de edifícios parcialmente desmoronados em Hualien e de deslizamentos de terra em áreas ao longo da costa oriental da ilha.
Moradores de Taipé também postaram na rede social X que o terremoto foi fortemente sentido na capital taiwanesa, onde edifícios balançaram continuamente durante mais de um minuto.
Os serviços de metrô de Taipé, Taichung e Kaohsiung suspenderam as operações durante quase uma hora, segundo a agência oficial taiwanesa de notícias CNA.
*EFE
Fonte: Pleno News/ Foto: EFE/EPA/DANIEL CENG