A Associação Paraense Assistencial à Fibrose Cística (Aspa-FC) vai realizar, na próxima sexta-feira, 05, na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Belém (PA), o 4º Encontro Paraense de Fibrose Cística. Com o tema “Respira Pará: Assistência e Conscientização da Fibrose Cística”, o evento está marcado para iniciar às 14h. Além do MPF, a Aspa-FC conta com o apoio da Liga Acadêmica de Doenças Raras (Ladora) na realização do evento.
O encontro tem como objetivos principais promover o debate sobre a doença e avançar na implementação de políticas públicas voltadas às pessoas com fibrose cística. A doença rara e sem cura compromete principalmente a função pulmonar e, segundo a Aspa-FC, afeta 175 pessoas no Pará.
O evento também contribuirá para investigações do MPF que acompanham a qualidade dos serviços de saúde prestados no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), referência para a doença no estado. As apurações incluem a disponibilidade de medicamentos, insumos e a infraestrutura hospitalar.
A parceria entre o MPF e a sociedade civil tem gerado resultados significativos, como a efetivação do fornecimento do medicamento Trikafta para pacientes no Pará, tema que foi objeto de um inquérito civil aberto pelo MPF.
O evento é aberto a todas as pessoas interessadas. O MPF está enviando convites específicos a diversas instituições e autoridades: Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Pará, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) do Pará, secretário de Saúde de Belém, Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA), Conselho Municipal de Saúde de Belém, Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Câmara Municipal de Belém e Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará (OAB-PA). Universidades de Belém também estão sendo contatadas para divulgar o encontro, especialmente para estudantes e professores da área da saúde.
PROGRAMAÇÃO:
- 14h – mesa de abertura e palestra “Os desafios de um fibrocístico em áreas remotas”, com Kathleen Resende Moraes.
- 14h30 – palestra “Casa Hunter”, com Tony Daher.
- 15h – palestra “Triagem neonatal no Pará”, com o prof. dr. Luiz Carlos Santana da Silva.
- 15h30 – palestra “Jornada e desafios do paciente com fibrose cística”, com Valéria de Carvalho Martins.
- 16h – palestra “Fibrose cística – viver exige fôlego, cuidar exige preparo”, com Monique Lima Teixeira.
- 16h30 – palestra “Fisioterapia na prevenção e manutenção da qualidade de vida”, com Edilene do Socorro Nascimento Falcão Sarges.
Serviço:
Evento: 4º Encontro Paraense de Fibrose Cística “Respira Pará: Assistência e Conscientização da Fibrose Cística”
Data: Sexta-feira, 5 de setembro
Horário: 14h
Local: auditório do MPF em Belém (mapa)
Endereço: rua Domingos Marreiros, 690, bairro Umarizal
Entrada: aberta ao público interessado
Imagem: Comunicação MPF