O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o acordo que está sendo negociado para a libertação de reféns no conflito entre Israel e Hamas em Gaza e aproveitou para cobrar também um cessar-fogo na guerra entre Rússia e Ucrânia.
Falando a jornalistas durante reunião em Roma, Lula afirmou que, embora não se possa reparar todas as vidas perdidas, “é importante que as pessoas deixem de viver amedrontadas, com medo de bombas e da destruição”. Ele avaliou que as negociações em Gaza podem representar uma chance real de paz e que há “muitas possibilidades de o acordo ser definitivo”.
“Essa guerra já cansou todo mundo. … Eu acho que está na hora de uma reflexão humanitária e de tentar parar, para que o mundo viva em paz.”
Ele apontou que nem a Rússia conseguiu tomar Kiev tão rapidamente quanto esperava, nem a Ucrânia derrotou completamente a Rússia argumento usado para dizer que o conflito não é simples e que é urgente buscar alternativas humanitárias e diplomáticas.
Lula estava em Roma para participar de eventos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Lá, aproveitou para articular apoio internacional e demonstrar uma postura ativa do Brasil em crises globais.
Imagem: Agência Brasil