Nessa terça-feira (21), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em conjunto com a Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) da Prefeitura de Belém, iniciaram uma grande operação de limpeza urbana que mobiliza cerca de 300 pessoas privadas de liberdade (PPLs) do Programa “Construindo Novas Histórias”. A ação integra os preparativos para a realização da COP30, que será sediada em Belém.
As atividades de manutenção abrangem 11 vias estratégicas da capital paraense, como as avenidas Marquês de Herval, Visconde de Inhaúma, Pedro Álvares Cabral, Senador Lemos, Augusto Montenegro, Independência, Arthur Bernardes, Perimetral e Bernardo Sayão.

A Sezel ficou responsável por fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os materiais necessários para a execução dos serviços, enquanto o Seap coordena os custodiados em regime externo e sua remuneração, com direito a remição de pena.
Segundo o diretor de Trabalho e Produção do Seap, Belchior Machado, “o trabalho prisional tem sido uma ferramenta importante de reintegração social e de conservação dos espaços públicos”. A iniciativa reforça o compromisso com a preparação da cidade para receber o evento internacional e, ao mesmo tempo, promove ações de cidadania.
Com essa parceria, o governo estadual e municipal visam garantir que Belém esteja pronta para a COP30 tanto em termos de limpeza urbana quanto de mobilização social, mostrando que o legado do evento vai muito além da infraestrutura também envolve inclusão, trabalho e melhoria da cidade para os moradores.
Imagem: Agência Pará