domingo, novembro 30, 2025
Desde 1876

Exposição “Clima: o novo Anormal” será aberta com programação voltada ao público infantil

Será aberta ao público neste sábado (8), às 10 horas, no Centro Cultural Banco da Amazônia, na avenida Presidente Vargas, em Belém, a exposição internacional “Clima: o Novo Anormal”, mostra multimídia que apresenta uma viagem virtual pelas condições climáticas do planeta. Os temas são: efeito estufa, combustíveis fósseis, uso da terra, energias e consumo sustentável. O evento terá apresentação do cantor Bino e uma manhã alegre voltada para o público infantojuvenil.

“Clima: o Novo Anormal” convida os visitantes a repensar a forma de habitar o mundo, com um alerta que propõe a saída da crise ambiental pela ação, sempre articulando informação e experiência. Com 30 monitores, painéis e dispositivos multimídia, a exposição apresenta uma imersão visual pelos dados climáticos do planeta. Um globo digital suspenso, alimentado por quatro projetores, exibe o aumento das temperaturas e as mudanças no nível dos oceanos sob diferentes cenários de aquecimento.

Resultado de uma colaboração entre Brasil e França, a exposição chega a Belém dentro da programação do Banco da Amazônia para a COP30, a conferência do clima das Nações Unidas. É a versão brasileira da mostra “Urgence Climatique”, originalmente concebida pela Universcience, instituição pública francesa dedicada à divulgação da cultura científica, técnica e industrial.

Com patrocínio master do Banco da Amazônia e patrocínio da Sanofi e da Netshoes, via Lei Rouanet, a montagem brasileira da mostra tem direção e roteiro do escritor Claudio Angelo, coordenador de Política Internacional do Observatório do Clima, e direção artística de Fernando Meirelles, roteirista e cineasta indicado ao Oscar. A coordenação de produção é de Patrícia Galvão.

O diretor de Crédito do Banco da Amazônia, Roberto Schwartz, disse que a exposição provoca o debate e o combate às mudanças climáticas. Ele destacou que é uma honra para o Banco da Amazônia exibir em Belém uma mostra que já está instalada em Paris. “A exposição traz a proposição de como a gente pode enfrentar as mudanças climáticas. E a ação do Banco da Amazônia é exatamente a de promover o desenvolvimento sustentável, a geração de emprego e renda para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com a manutenção da floresta em pé. O Banco da Amazônia se orgulha de ter critérios de sustentabilidade muito bem definidos, técnicos e muito rigorosos, para a realização de negócios justos, sem pressão sobre a floresta”, destacou.

A gerente de Marketing e Comunicação do Banco da Amazônia, Ruth Helena Lima, disse que a exposição oferece uma visão geral da crise climática e convoca as sociedades contemporâneas a iniciar transformações coletivas em favor de um mundo sustentável. “O momento exige a reinvenção da nossa forma de viver e das nossas práticas. O conhecimento e os meios de ação estão todos aí”, destacou.

Para o roteirista Claudio Angelo, a exposição reflete a missão do Observatório do Clima de apresentar os fatos como eles são. “Nossa escolha foi fazer uma apresentação muito crua da realidade do clima, abordando inclusive os impactos já irreversíveis, para que o público entenda que não existe saída sem uma grande mobilização de todos os setores da sociedade. Não há solução mágica, apenas a necessidade de adaptação a uma crise em curso”, assinalou.

Patrícia Galvão, coordenadora de produção da exposição, afirmou que Belém é hoje uma das cidades mais importantes do planeta quando o assunto é clima. “Trazer essa exposição para cá é reconhecer o protagonismo da Amazônia e a urgência de pensar o futuro a partir deste território”, disse.

A exposição inaugura a Galeria 3 do Centro Cultural Banco da Amazônia. Na galeria 1 está em cartaz a exposição “Mandela – Ícone Mundial de Reconciliação”, que mostra a trajetória de vida do líder sul-africano Nelson Mandela. A Galeria 2 exibe “Habitar a Floresta”, que reúne 13 projetos arquitetônicos realizados em colaboração com povos originários, comunidades ribeirinhas e quilombolas na Amazônia brasileira e de outros territórios latino-americanos.

SERVIÇO

Exposição: “Clima – O Novo Anormal”.
Abertura: 8 de novembro de 2025.

Hora: 10h.
Visitação: até 8 de fevereiro de 2026.

Entrada gratuita.

Local: Centro Cultural Banco da Amazônia – Av. Presidente Vargas com rua Carlos Gomes, Belém (PA).
Site: www.climaonovoanormal.com

Instagram: @expoclimaonovoanormalbr

Horário de funcionamento do Centro Cultural: terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h.

Foto: Divulgação

Poupança Premiada Banpará -300X100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,271FansLike
3,567FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
Poupança Premiada Banpará -320X320
Webbanner_320x320px

Mais recentes