segunda-feira, janeiro 12, 2026
Desde 1876

TCU dá indícios de pressionar BC sobre caso Master, dizem especialistas

Corte iniciou trabalho de inspeção da autoridade monetária para verificar liquidação do Master

Da CNN Brasil

Na sexta-feira (2), o TCU (Tribunal de Contas da União) iniciou um processo de inspeção no Banco Central para verificar a liquidação extrajudicial do Banco Master, informação confirmada à CNN pelo presidente do TCU, Vital do Rêgo.

Especialistas conversaram com o CNN Money sobre a decisão do Tribunal e as possíveis consequências do processo inédito do órgão público sobre o BC.

Murilo Viana, economista da GO Associados, questiona motivações do TCU para a ação e prevê que inspeção pode colocar em xeque a autonomia da autarquia.

“O que acontece com a ação do TCU acende alerta sobre se de fato o TCU deveria atuar da forma como está, há indícios de que está tentando pressionar o Banco Central em relação à autoridade de determinar uma liquidação”, afirmou.

“Ao atentar contra o BC na questão da liquidação, gera um problema relacionado à confiança que se tem, tanto internamente quanto do ponto de vista estrangeiro, relacionada à capacidade do BC agir com a determinada celeridade e entregar a liquidação quando necessário”, complementou.

Já Hugo Daniel Azevedo, gestor de patrimônio, menciona “situação atípica” de intervenção do STF e do TCU sobre a autoridade monetária e vê de forma negativa uma possível reversão da decisão de liquidar o Banco Master.

“Se isso vem a acontecer, é uma quebra de confiança no sistema, de governança institucional e prejudica muito a confiabilidade e a previsibilidade do sistema financeiro no Brasil”, prevê.

“Como é que você vai fazer investimentos se a regra pode ser mudada de uma hora para outra, simplesmente com uma decisão?”, questionou.

Viana, porém, faz questionamentos ao tempo utilizado pelo Banco Central para decretar a liquidação do Banco Master e possíveis tentativas de pressão política contra a medida.

“Em um momento de maior calmaria, deveria ser discutido do ponto de vista do Banco Central se ele não demorou demais a agir. Mas há indícios de que parte dessa possível demora veio por pressões políticas”, adicionou.

REUTERS/Adriano Machado

banner 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,555FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner 320x320
volta as aulas - 320x320px

Mais recentes