O “homem-aranha” americano venceu os 508 metros do arranha-céu em 90 minutos, desafiando ventos fortes e a gravidade em Taiwan.
O escalador norte-americano Alex Honnold surpreendeu o mundo no domingo (25) ao conquistar o topo do Taipei 101, em Taiwan, um dos edifícios mais altos do planeta. Sem o uso de cordas ou redes de proteção, Honnold escalou os 508 metros de altura da estrutura em apenas 1h30. O feito foi transmitido ao vivo pela Netflix, com um pequeno atraso de segurança, após um adiamento de 24 horas devido às chuvas de sábado.
Diferente de suas escaladas solitárias em paredões como o El Capitan, desta vez Honnold foi acompanhado por uma multidão que vibrava nas ruas. Utilizando saliências em formato de “L” e contornando estruturas ornamentais da fachada apenas com a força dos braços, ele revelou que o trecho mais crítico foi entre os andares 33 e 64, onde o design de “blocos de bambu” do prédio torna a subida mais íngreme e irregular.
Ao chegar ao topo, sob ventos fortes que testaram seu equilíbrio, o escalador comemorou o sucesso da missão. “A vista é incrível. Eu só pensava em não cair, mas foi uma forma maravilhosa de ver Taipei”, afirmou. Embora o francês Alain Robert tenha subido o prédio em 2004, Honnold tornou-se o primeiro a realizar o feito de forma totalmente livre, sem qualquer tipo de amarração.
Foto: AP Photo/Chiang Ying-ying








