Por Jamille Leão (SEMAS)
Produtores e agricultores familiares do município de Xinguara participaram, nesta semana, do Treinamento em Manejo de Pastagens, etapa fundamental para a execução do Programa Cheque Pecuária no Pará. O treinamento integra a estratégia do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), de garantir que o recurso público seja aplicado de forma eficiente, responsável e alinhada aos objetivos do programa, como aumento da produtividade, regularização ambiental e fortalecimento da pecuária sustentável.
O treinamento em manejo de pastagens é considerado essencial dentro do Cheque Pecuária porque prepara os beneficiários para utilizar corretamente o apoio financeiro recebido, assegurando que os investimentos resultem em melhorias reais na produção. Ao orientar, o programa incentiva o uso mais racional do solo, a recuperação de áreas produtivas e a intensificação da sustentabilidade na atividade pecuária.
Durante o treinamento, os participantes receberam orientações práticas voltadas à melhoria da qualidade do pasto, ao aumento da capacidade de suporte das propriedades e ao planejamento produtivo. Na oportunidade, também foram apresentados os requisitos para a concessão do benefício, feita uma contextualização do Cheque Pecuária e detalhadas estratégias de manejo que favorecem a recuperação e manutenção das áreas de pastagem.

A diretora de Mudanças Climáticas da Semas, Indara Aguilar, reforçou que a iniciativa contribui diretamente para uma produção mais eficiente e ambientalmente responsável. “Nosso objetivo é que o produtor produza melhor usando a área que já possui, com mais renda e mais segurança ambiental. O treinamento mostra, na prática, como o investimento do Cheque Pecuária pode gerar produtividade, recuperação do solo e redução da pressão por desmatamento”, ressaltou.
A agricultora familiar Raimunda Cirilo destacou que o treinamento trouxe esclarecimentos importantes para a realidade dos produtores. Segundo ela, o curso chegou em um momento oportuno e deve contribuir diretamente para a aplicação correta do benefício. “Para mim foi muito importante, porque eu não entendia muita coisa e agora vou sair daqui com mais conhecimento, principalmente sobre a divisão do pasto. Chegou na hora certa esse recurso e vai ser muito bom”, afirmou.
O técnico da Semas, Marcione Souza, responsável pelo treinamento, explicou que a ação buscou garantir que os produtores tenham segurança técnica para aplicar o recurso e melhorar seus sistemas produtivos. Ele ressaltou que mais de 60 pequenos produtores participaram da atividade e receberam orientações sobre o passo a passo da intensificação das pastagens.

“Essa é uma preocupação do Governo do Estado, por meio da Semas, que os produtores possam acessar esse recurso, mas de maneira consciente. Hoje conseguimos entregar conhecimento de forma qualificada para esses produtores que passam a ser assistidos pela Secretaria”, destacou.







