O Carnaval vai tomar conta das ruas do centro de Belém e dos distritos de Outeiro e Icoaraci com uma verdadeira maratona de bloquinhos para todos os gostos. Entre brilho, marchinhas, fantasias, confete e purpurina, a programação reúne dezenas de agremiações cadastradas junto a Prefeitura de Belém, garantindo organização e segurança para os foliões.
Desde a sexta-feira, 13, até ontem, sábado, 28, 28 bloquinhos foram autorizados a desfilar pelas ruas da capital e dos distritos com expectativa de muita animação nos bairros e comunidades que mantêm viva a tradição do Carnaval de rua.
Bairros com maior concentração de blocos
Em Belém, os bairros da Marambaia, Benguí e Telégrafo concentram o maior número de bloquinhos de Carnaval prontos para tomar conta das ruas. Todos os organizadores obedeceram ao credenciamento exigido pela gestão municipal e a festa deverá ter o mesmo nível de organização nos demais pontos da cidade e distritos de Outeiro e Icoaraci.
O cadastro foi realizado por meio da plataforma Descomplica, ferramenta digital da Prefeitura de Belém que centraliza os pedidos de licenciamento. De acordo com as normas municipais, nenhum bloquinho de carnaval — seja pequeno, familiar ou de grande porte — pode ser realizado sem a devida autorização da administração pública.
LICENCIAMENTO DIGITAL
Antes mesmo do Carnaval, no período de 17 de janeiro a 28 de fevereiro, 70 bloquinhos foram autorizados em Belém e nos distritos, junto à Secretaria Municipal de Cultura (Secult), por meio da Plataforma Descomplica.
Veja mais sobre a plataforma aqui: Bloquinhos de Carnaval precisam de licença para desfilar em Belém
Segundo a secretária adjunta da Secult, Hanna Sozinho, o processo ocorreu sem intercorrências. “Não tivemos problemas com a emissão das licenças dos bloquinhos, porque a plataforma é muito fácil de utilizar, além de facilitar bastante a vida do organizador, que não precisa mais ir em cada secretaria solicitar licenças”, explica.
ATENDIMENTO E SUPORTE
A Plataforma Descomplica integra todas as secretarias da administração municipal, permitindo que o cidadão faça a solicitação online e acompanhe o andamento do processo sem sair de casa.
Fonte e imagens: Agência Belém








