terça-feira, fevereiro 17, 2026
Desde 1876

Pedreira tem a terceira noite de multidão em êxtase no CarnaBelém 2026

O terceiro dia de programação do CarnaBelém na Aldeia Amazônica trouxe shows, muito samba e uma prévia do que o público pode esperar dos desfiles das tradicionais escolas de samba de Belém. Com cerca de 400 ritmistas, o cantor Fábio Moreno se apresentou após o DJ Pegado, em um circuito que veio para mostrar a potência das agremiações carnavalescas da capital.

Além da programação realizada na Aldeia Amazônica, o CarnaBelém também acontece em distritos de Belém, como Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro, além de circuitos na própria capital, com atrações no Ver-o-Rio. A proposta é ampliar o acesso da população à festa, levando o Carnaval para diferentes territórios e fortalecendo as manifestações culturais em toda a cidade.

“A participação das escolas de samba dentro do Carnaval de Belém é fundamental para o processo das escolas de samba, também é um processo para mostrar que estamos vivos durante o ano todo, e mostra tudo o que vamos desfilar nos dias 27 e 28, no desfile oficial das escolas de samba”, relatou o cantor Fábio Moreno.

A realização simultânea das programações integra a estratégia da Prefeitura de Belém de valorização do Carnaval e da cultura local, com incentivo às escolas de samba, blocos e artistas da cidade. A iniciativa busca fortalecer a identidade cultural dos bairros e distritos, além de garantir que a população tenha acesso gratuito às atividades carnavalescas em diferentes pontos da capital.

Além das programações culturais do terceiro dia, a Prefeitura de Belém contou com diversos espaços junto às secretarias municipais, como o Camarote da Inclusão, que trouxe acolhimento e suporte para as famílias participantes da folia. Outro destaque foi o Espaço Primeira Infância, que ofereceu suporte para a segurança das crianças, com identificação e acolhimento em casos de desencontro com os responsáveis.

Escolas de samba de Mosqueiro trazer histórias e mitos pra avenida

Os foliões que estiveram na Aldeia Amazônica comemoram a iniciativa do CarnaBelém. Jeison Alves é morador há mais de 40 anos da Pedreira e contou que os moradores do bairro esperavam por esse momento. “Há muito tempo o CarnaBelém estava esquecido, é muito simbólico esse retorno aqui no bairro da Pedreira, que é o bairro do samba e do amor”, comentou Jeison.

Com milhares de pessoas, a Aldeia Amazônica reuniu brincantes que seguem acompanhando a programação do CarnaBelém. Ge Costa é uma das participantes “O CarnaBelém é uma iniciativa maravilhosa, eu vim pelas atrações e pela festa, é o meu segundo dia acompanhando desde o início”, mencionou Ge Costa.

“Eu nasci dentro de uma escola de samba e para mim, é sempre uma alegria poder levar um pouco dessa festa para o coração das pessoas. Além de ser vocalista do Sambloco, eu sou intérprete de uma escola de samba daqui da Pedreira. Então, pra gente é sempre gratificante levar o Carnaval para o povo”, pontuou o sambista.

Dessa forma, o CarnaBelém reforça o compromisso de valorização do samba, das escolas e das manifestações culturais que fazem parte da identidade carnavalesca de Belém em seus bairros e distritos.

Fonte e imagens: Agência Belém

banner 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,548FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner 320x320
GovPa_Balanço25_WebBanner_320x320px

Mais recentes