A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, vistoriou ontem, quinta-feira, 19, as obras da Avenida Liberdade, que já alcançaram 87% de execução. O projeto, considerado um marco histórico para a infraestrutura paraense, tem entrega prevista para o final de março e funcionará como a primeira via expressa do Estado, sem a presença de sinais, lombadas ou cruzamentos.inf
Com 14 quilômetros de extensão, a avenida conectará a Alça Viária à Avenida Perimetral, integrando diretamente os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. Além de desafogar o trânsito da BR-316, a nova rota facilitará o acesso ao Porto de Vila do Conde e às regiões Sul e Sudeste do Pará.
“Hoje estamos acompanhando a construção da avenida Liberdade, uma obra esperada por todos nós há décadas, uma obra realmente histórica e grandiosa, que contou com um planejamento e um projeto rigoroso. É uma obra que vai marcar significativamente o futuro do nosso Estado, beneficiando três municípios, sendo uma obra de integração da Região Metropolitana”, ressaltou Hana Ghassan.
O projeto mobiliza cerca de mil trabalhadores e inclui duas pontes e quatro viadutos para garantir fluidez e segurança. A via contará com duas faixas de rolamento por sentido, ciclovia, iluminação pública em LED com energia solar e pavimentação de alta resistência.
A vice-governadora destacou ainda a agilidade que a nova opção de tráfego trará à capital. “Estão faltando apenas detalhes finais, a obra já está na fase de pavimentação das pistas. Quem sair da Alça Viária chegará na Perimetral rapidamente. É uma obra que transforma o trânsito, vai trazer fluidez e melhor qualidade de vida”, frisou.
No pilar ambiental, a Avenida Liberdade destaca-se pela implantação de 37 passagens de fauna. As estruturas permitem o deslocamento seguro de animais silvestres, minimizando os impactos ao ecossistema local e reforçando o compromisso do projeto com a sustentabilidade.
Fonte e imagens: Agência Pará de Notícias








