domingo, abril 12, 2026
Desde 1876

José Guimarães substituirá Gleisi como responsável pela articulação do governo no Congresso

Líder do governo na Câmara confirmou nas redes sociais que assume vaga na Secretaria de Relações Institucionais deixada por Gleisi Hoffmann, que vai concorrer ao Senado neste ano.

Por Marcela CunhaTúlio Amâncio, g1 e GloboNews — Brasília

O líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães (PT-CE), vai assumir a Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela articulação entre o governo e o Congresso Nacional.

“A convite do presidente Lula, informo que aceitei a missão e na próxima terça-feira (14), tomo posse como ministro da Secretaria de Relações Institucionais em substituição da ex-ministra Gleisi Hoffmann”, publicou Guimarães.

A informação foi confirmada pelo parlamentar nas redes sociais neste sábado (11).

A pasta estava sem titular após a saída da ministra Gleisi Hoffmann, no último sábado (4), em função do fim do prazo de descompatibilização. Este é o período em que ministros devem deixar os cargos no governo até seis meses antes das eleições, caso queiram concorrer ao pleito.

Segundo Guimarães, a previsão é que ele permaneça no comando da pasta até o final deste ano. Em caso de reeleição de Lula, o líder afirma que “o futuro a Deus pertence”.

“O presidente me fez o convite baseado na lealdade que tenho a ele e na confiança mútua. Não disputarei a eleição, porque o presidente Lula precisa de mim agora para pautas importantes”, disse à GloboNews.

Ao aceitar assumir o posto de Gleisi, Guimarães abriu mão de sua pré-candidatura ao Senado Federal nas eleições de outubro. O líder está em seu quinto mandato como deputado federal.

Após a exoneração de Gleisi, o secretário-executivo, Marcelo Costa, assumiu a pasta de forma interina.

Segundo o Palácio do Planalto, a nomeação de Guimarães vai ser publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13).

A Secretaria de Relações Institucionais é um dos ministérios mais estratégicos para o Executivo por ficar responsável pela articulação política do governo. É essa a pasta, entre outras atribuições, que trata diretamente com parlamentares propostas de interesse do governo no Congresso.

 Foto: Ricardo Stuckert / PR

banner-pmb-300x100px

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,537FollowersFollow
22,900SubscribersSubscribe
banner liquida avistao - 320x320
WebBanner_AnitaGerosa_320x320px

Mais recentes